Nosso reconhecimento aos profissionais que buscam auxiliar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e ajudam a transformar sonhos em ações.
Conheça algumas obras da Editora UFSM na área da psicologia:
Discute as relações entre a Psicologia e a Saúde, apresentando diferentes formas de se fazer ciência, assim como práticas de intervenção na área. É um trabalho que subsidia o ensino de Psicologia e a prática do psicólogo, com uma visão positiva de sua inserção no campo da saúde pública.
Psicologia, Famílias e Leis: desafios à realidade brasileira
A interlocução entre famílias e leis é alvo de pesquisas na atualidade. Este livro apresenta uma coletânea de trabalhos científicos, de autoria de pesquisadores de importantes instituições de ensino superior brasileiras que estudam crianças e adolescentes em diferentes contextos familiares e institucionais, a partir da legislação de proteção à infância e juventude. A obra nasceu do interesse desses pesquisadores em discutir criticamente diferentes problemáticas da infância e juventude no atual cenário brasileiro, contribuindo para a construção de intervenções pautadas nessa realidade histórica.
Psicologia, Família e Instituição
Este livro concretiza trabalhos do grupo de pesquisa Estudos Interdisciplinares em Saúde. Os artigos apresentados problematizam questões relacionadas à infância, adolescência e família na sua relação com as instituições de abrigo e de execução de medidas socioeducativas. A articulação da Psicologia com relação à infância e adolescência e seus desdobramentos em contextos e situações adversos a aproxima do Estatuto da Criança e do Adolescente e, nesse sentido, todos os textos apresentados tratam da articulação e compreensão dos contextos familiares e institucionais. O grupo evidencia, por meio dos trabalhos, seu compromisso com a construção de um conhecimento crítico, voltado à realidade local e preocupado com a transformação da realidade vivida por um grande grupo de crianças e adolescentes no Brasil.
Se os milhares e milhares de anos que constituem a história dos hominídeos pudessem ser reunidos em um minuto apenas, o tempo a partir do qual nossos ancestrais abandonaram as práticas de coleta e caça revelar-se-ia infimamente superior a meio segundo. É, assim, pouco provável que esse extenso passado não tenha deixado suas marcas na mente humana. Para melhor atendê-las, é preciso considerar as pressões seletivas que sobre ela operaram, refinando hipóteses, revisando achados e fomentando ainda o interesse de novos pesquisadores nesse campo.
A Interpretação do Sonho de Freud
Confira mais obras em nosso site!