Os livros listados abaixo, além de outras obras, podem ser encontrados na Livraria da UFSM com 20% de desconto. Eles também podem ser encomendados no site www.editoraufsm.com.br. Até o dia 31 de dezembro, a Editora UFSM está com uma super promoção de Natal, válida para as compras realizadas diretamente no site. Até esta data, todos os títulos estão com descontos de até 70% de desconto.

Viagens ao Sudoeste do Rio Grande do Sul, de Balduino Rambo.

Sob muitos aspectos, os textos oferecidos em primeira mão compõem um retrato de parte significativa do Sudoeste do Rio Grande do Sul de há mais de sete décadas, uma vez que descreve em minúcias, os meios de transporte, a beleza de uma paisagem ainda pouco alterada, os tipos humanos representativos, a atividade econômica, o estado de algumas de suas povoações e cidades. Os registros descritivos acompanhados de reflexões pertinentes ao momento histórico, indagam pela origem, a identificação, a razão de ser e o destino daquele cenário.

Ensaio sobre os costumes do Rio Grande do Sul, de João Cezimbra Jacques.

Ensaio sobre os costumes do Rio Grande do Sul é uma obra publicada em 1883, primeiro livro escrito e publicado por um santa-mariense, e que está incluída entre as obras pioneiras no retrato do Rio Grande.

Sobre as Ruínas da Velha Matriz, de Alexandre de Oliveira Karsburg.

O tema deste livro não se configura, tão somente, como único sobre parte da história da Religião Católica Apostólica e Romana de Santa Maria. O autor mostra-se criterioso e ponderado em sua leitura sobre a religião e a sociedade sul-rio-grandense do século XIX, tomando como exemplo os acontecimentos de Santa Maria; mais que isso, mostra as tensões sociais e psicológicas existentes na cidade de Santa Maria da Boca do Monte, no fim do Império, quando a coroa perdeu o apoio do clero ultramontano e, no surgimento da nova ordem republicana, desencadeando lutas pela dominação da cidade.

Italianidade no Brasil Meridional: A contrução da identidade étnica na região de Santa Maria-RS, de Maria Catarina Chitolina Zanini.

Este livro trata da formação e reelaboração da identidade ítalo-brasileira e suas múltiplas formas discursivas, na região central do Rio Grande do Sul, colonizada por imigrantes oriundos do norte da Itália a partir da década de 1870. A obra inscreve-se no âmbito dos estudos migratórios, assumindo uma abordagem sobretudo antropológica, mas também interdisciplinar, sobre etnicidades e memória, oferecendo ao leitor uma contribuição relevante acerca da imigração italiana no sul do Brasil, assunto que interessa a diferentes disciplinas no campo das ciências humanas.

Mais informações podem ser obtidas através do email [email protected] ou pelo telefone 55 3220 8610.