Aproveitando o lançamento da tão esperada segunda edição do “A/r/tografia”, trouxemos uma entrevista especial com um de seus organizadores, Belidson Dias. Nessa entrevista, Belidson nos conta um pouco sobre sua vida, sua carreira, e sua percepção sobre a arte e a educação. 

Atualmente, Belidson é professor Associado do Departamento de Artes Visuais da UnB e especializou-se nos estudos críticos da sexualidade, em particular na Teoria queer, para suas análises em arte. 

Segue abaixo sua entrevista, na íntegra. 

1- Conte um pouco para nossos leitores sobre sua carreira e sua linha de pesquisa atualmente. 

A minha formação se deu por meio de uma promíscua mestiçagem entre muitas disciplinas: nasci apaixonado pelas artes, namorei com a antropologia, Sociologia e Ciências Políticas e me casei com a Filosofia e a Educação (em relação aberta), mas desde a adolescência mantive amores tórridos com a Geografia Humana e a História. Atualmente, sou professor Associado nível IV do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Foco minhas pesquisas em torno de questões da Educação em Visualidade e suas relações com metodologia, currículo, transculturalismo, multiculturalismo, pós-colonialismo, pedagogias culturais, sexualidade e gênero. Atualmente, concentro minhas pesquisas nos estudos críticos da sexualidade, particularmente na Teoria queer, para analisar a Educação da Cultura Visual, especificamente o cinema, a fotografia, os quadrinhos e as Artes Visuais contemporâneas, e na área de Metodologias qualitativas educacionais baseadas nas Artes. 

Na minha carreira acadêmica eu realizei dois Pós-doutorados, sendo um na Universitat Aberta de Barcelona - UAB, Espanha (2019-2020) (BOLSA FAP-DF), e o outro na Universitat de Barcelona - UB, Espanha (2013/14) (BOLSA CAPES), um Doutorado em Estudos Curriculares em Arte Educação - Artes Visuais, na University of British Columbia, UBC, Canadá (2006) (BOLSA CAPES); um Mestrado em Artes Visuais - pintura, na Manchester Metropolitan University - MMU, na Inglaterra (1992) (BOLSA CAPES); especialização na Chelsea College of Arts, University of the Arts London, Inglaterra (1993) (BOLSA THE BRITISH COUNCIL), e fiz minha graduação em Artes Plásticas - Educação Artística, pela Universidade de Brasília, UnB (1989). 

2- Como foi ver seus escritos se tornando livros consumidos pelo público, principalmente A/r/tografia, que foi/é um livro de grande procura? O que significa para você ter uma nova edição? 

Não há nada mais gratificante para um acadêmico do que ver o reconhecimento público de anos de estudos e pesquisas teóricas suas e de seus colegas dos grupos de pesquisas, que juntos produziram um importante corpus teórico e de práticas pedagógicas. É maravilhoso perceber o crescimento vertiginoso das pesquisas em/de/sobre e baseada nas

artes no Brasil, nos últimos 10 anos, assim como também reconhecer a consolidação dos Programas de Pós-Graduação em Artes no sistema CAPES de pesquisas nacionais assim como também um aporte de metodologias baseadas nas artes nos Programas de Pesquisa em Educação. Ter uma nova edição impressa desse livro é uma conquista da área de metodologia qualitativa e um avanço junto à pesquisa que valorizem mais as especificidades do campo das Artes. 

3- Como foi o processo de reunir autores de outros países para contribuir nessa obra que foi um sucesso de vendas? 

O trabalho inicial para esse livro levou quatro anos e três visitas minhas, na condição de professor visitante na University of British Columbia, UBC, Canadá, para trabalhar com a Dra Rita Irwin na seleção e tradução de aproximadamente quarenta textos iniciais. Esse trabalho não seria possível de realizar sem a influência e dedicação integral da Dra Rita Irwin que, ao longo de sua excepcional carreira, estabeleceu contatos com professores pesquisadores de todo o mundo. Por meio de sua autoridade como uma das pesquisadoras fundadoras da a/r/tografia e do seu profundo conhecimento na área de Educação em Artes, conseguimos selecionar textos importantes para o campo. Hoje, no mundo, muito das discussões atuais em torno das metodologias de pesquisa baseada na Artes derivam das pesquisas e projetos pedagógicos realizados entre 2000 e 2020 na UBC. O sucesso desse nosso livro decorre da atualidade das pesquisas e temas tratados, assim como pela coincidência de eu estar na UBC estudando e trabalhando entre 2000 até 2013, tendo a Dra Rita Irwin como orientadora de metodologia do meu doutorado e pesquisadora principal no grupo de pesquisa. 

4- Quais foram as questões que você abordou em seus livros publicados por outras editoras? 

Anteriormente eu publiquei um livro autoral “O Imundo da Educação em Cultura Visual” pela Editora do PPGAV da Universidade de Brasília. O livro apresenta uma visão panorâmica das recentes relações históricas entre a arte e a educação em cultura visual e descreve situações da arte/educação contemporânea em relação a fundamentos teóricos e práticos, metodológicos e curriculares ligados a questões de gênero, sexualidade, censura e moralidade. Parte da premissa de que a arte educação passa por uma mudança radical em direção à educação em cultura visual ao desenvolver novas práticas, epistemologias, identidades, subjetividades, agência e entendimentos do cotidiano. 

5- Como você diria que aborda a arte em seus escritos? 

A arte nos meus livros toma uma dimensão da Estética que por sua vez é muito maior do que o entendimento cotidiano da Arte como objeto pertencendo aos sistemas simbólicos, históricos, sociológicos e mercadológicos das artes. Poderia dizer hoje que me aproximo cada vez mais da educação Estética e das metodologias de pesquisas educacionais baseadas em artes como pesquisas estéticas.

6- O que seus leitores podem esperar de trabalhos futuros? Existem trabalhos/pesquisas em andamento que pensam ser publicadas? 

Devido a pandemia, e problemas pessoais de saúde, deixei de publicar em 2020 e 2021. Tenho vários resultados de pesquisas em andamentos que precisam ser publicadas esse ano e nos próximos anos. Estou escrevendo um livro autoral com uma colega do meu grupo de pesquisa TRANSVIAÇÕES, prof. dra. Tatiana Fernandez sobre Educação em Culturas Visual, e também juntos estamos organizando mais dois livros com textos de professores e pesquisadores convidados para discutir as Metodologias de Pesquisas Baseadas nas Artes.