1) Qual a sua formação acadêmica? 

R: Além de mim, a obra é organizada por outras duas colegas. Todas temos doutorado, mestrado e graduação em Direito. 

2) Qual é a proposta do livro Direitos Emergentes na Sociedade Global: Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM

R: O livro é resultado das pesquisas dos professores vinculados ao Programa, relativas aos anos de 2014 e 2015, e se propõe a trazer respostas de direitos humanos no campo do Direito aos processos globais de dominação socioeconômica e suas manifestações no Estado-nação. Dialoga com os temas ambientais, direitos humanos e sistemas internacionais de proteção, descolonialidades, territórios e proteção dos conhecimentos tradicionais, migrações internacionais, relações de poder, democracia e acesso à informação, processo civil e constitucionalismo atual.   

3) O livro destina-se a qual público? 

R: Destina-se à comunidade acadêmica do Direito, Humanas e Ciências Sociais, e também aos interessados no debate político sobre os temas da obra.

4) Quando, como e por que surgiu a ideia de escrever a obra Direitos Emergentes na Sociedade Global: Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM?

 R: O “Anuário” foi adotado como um compromisso do PPGD, desde sua autorização, em setembro de 2012. Compromisso dos professores vinculados ao Programa em publicizar e socializar o resultado de suas pesquisas científicas, de modo a contribuir social e politicamente para o desenvolvimento de práticas mais inclusivas e democráticas. Além disso, o “Anuário” também apresenta o ‘estado da arte’ nos temas ligados aos projetos de pesquisa dos professores e pretende ser um canal de informação e contributo a demais pesquisadores das áreas.

5) Como a senhora vê o mercado editorial brasileiro na área do livro Direitos Emergentes na Sociedade Global: Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM? 

R: Pela relevância e ‘emergência’ de se discutir, revisitar e reconstruir conceitos e instrumentos de inclusão social e fortalecimento democrático no campo jurídico, o livro possui uma proposta inovadora no mercado editorial, pois consegue trazer uma proposta temática de alcance, tanto ao público acadêmico, como também ao público em geral, interessado pela discussão política de temas sensíveis e tensos dentro da ‘ordem política global’.  

6) Tem planos para publicar novos livros no futuro? 

R: A obra é a segunda de uma coletânea, que pretende ter o caráter de fluxo contínuo. Portanto, anualmente ou de forma bianual, o PPGD estabelece o compromisso com a publicização e socialização de resultados científicos nas áreas vinculadas aos projetos de pesquisa de seus professores. 


7) O que a senhora acha que a obra tem de diferente em relação a livros que tenham a mesma temática?
 

R: Além do caráter crítico que permeia os textos, os mesmos trazem uma linguagem acessível ao público em geral, de modo que, além de textos científicos na área jurídica, também são textos que permitem a qualificação para o debate político nos campos a que se propõe dialogar.

8) A qual nicho de mercado o seu livro se direciona? 

R: Estudantes, pesquisadores na área do Direito e Ciências Humanas e Sociais, mas também ao público em geral, como informação política sobre temas sensíveis no campo da administração do Estado.