1) Qual é a sua formação acadêmica?

R: Sou oceanógrafo formado na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com mestrado e doutorado em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na MacMaster University, no Canadá.

2) Qual é a proposta do livro Fisiologia de Peixes - aplicada à Piscicultura?

R: Explicar o funcionamento dos diversos sistemas (circulatório, respiratório, renal, etc...) dos peixes e como eles são afetados pelas diferentes condições de cultivo, de modo que os leitores tenham conhecimento de como a fisiologia é importante para aprimorar o cultivo dos peixes.

3) O livro destina-se a qual público?

R: Pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais que trabalhem na área de piscicultura.

4) Quando, como e por que surgiu a ideia de escrever Fisiologia de Peixes - aplicada à Piscicultura?

R: Surgiu a partir de uma disciplina de mesmo nome que ministro no programa de pós-graduação em Zootecnia, e agora também no programa de pós-graduação em Biodiversidade Animal, ambos da UFSM. Ao montar a disciplina, dei-me conta da dificuldade em obter informações relativas ao tema, principalmente em termos de espécies nativas brasileiras. A partir daí resolvi escrever esse livro.

5) Como você vê o mercado editorial brasileiro na área de Fisiologia de Peixes - aplicada à Piscicultura?

R: Excelente, pois é um livro que foi adotado como básico por programas de pós-graduação em aquicultura e tenho notado uma boa aceitação por parte dos leitores que encontro nos congressos da área. As duas edições anteriores tiveram suas tiragens esgotadas.

6) Tem planos para publicar novos livros no futuro?

R: Sim, pretendo lançar daqui a uns dois anos a quarta edição desse livro, dessa vez também na forma de e-book. Estou editorando em conjunto com outros três colegas o livro “Farmacologia aplicada à aquicultura”, o qual esperamos entregar para avaliação na editora da UFSM ainda no primeiro semestre de 2016. Também está nos meus planos a editoração da terceira edição do livro “Espécies nativas para piscicultura no Brasil”.

7) O que senhor acha que a obra tem de diferente em relação a livros que tenham a mesma temática?

R: Não há obra semelhante publicada em português. Em inglês há uma coleção sobre fisiologia de peixes, mas não aborda espécies nativas brasileiras e apresenta muitos detalhes que só são de interesse para quem faz pesquisa na área.