1) Qual é a sua formação acadêmica?

R: Sou Professor Livre-Docente em Paleografia da UNIRIO e do IHGB - Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Minha formação está na Universidade de Lisboa, Portugal, Universidad de Valladolid, Espanha, e Curso de Aperfeiçoamento em Paleografia e Diplomática, Escola do Vaticano, Roma, Itália.

2) Qual é a proposta do livro Noções de Paleografia e de Diplomática?

R: A proposta é divulgar a técnica da Paleografia e da Diplomática, mostrando a evolução das Letras e da arte de escrever, assim como as Normas Brasileiras de Transcrição Paleográfica para transcrição de manuscritos coloniais e imperiais. O Brasil é o país da América Latina que possui o maior acervo de documentos manuscritos desde 1500, sendo que boa parte deles  nunca foi lida. São estes manuscritos que fornecem as informações para que se componha a História da nossa nação e também a evolução das palavras nos séculos. É imprescindível seu conhecimento para a formação de historiadores, filólogos, diplomatistas, arquivistas e etc.

3) O livro destina-se a qual público?

R: Na resposta acima, está explícita sua destinação. Infeliz o povo que não conhece seu passado, sua história sua formação e origem.

4) Quando, como e por que surgiu a ideia de escrever Noções de Paleografia e de Diplomática?

R: Ao iniciar minha carreira de professor de Paleografia, deparei com a inexistência de qualquer publicação brasileira neste sentido. E, então, juntamente com a Professora Ana Regina Berwanger, grande professora da UFSM, resolvi montar este trabalho.

5) Como você vê o mercado editorial brasileiro na área de Noções de Paleografia e de Diplomática?

R: Sentimos orgulho ao relembrar que este livro já está na sua quinta edição e é um dos mais procurados na EDITUFSM. Ele é usado em Universidades de norte a sul do Brasil e inclusive na região do MERCOSUL.

6) Tem planos para publicar novos livros no futuro?

R: Estou sempre publicando (até agora 14 publicações), inclusive um já esgotado Glossário de Paleografia e Diplomática.

7) O que senhor acha que a obra tem de diferente em relação a livros que tenham a mesma temática?

R: São poucas as publicações com esta nossa temática. Neste livro, se pretende que se tenha uma visão total e holística dos assuntos.