1) Qual é a sua formação acadêmica?

R: Graduação em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da UFRGS, em 1958.

2) Qual é a proposta do livro Os Cassel de Santa Mariadesde o Glantal?

R: É a história de uma família de imigrantes alemães, no século XIX, desde a terra natal, no Vale do Rio Glan (Glantal) até as antigas colônias alemãs, no RGS, e Santa Maria. O contexto histórico em que se movimentaram, nesses locais. A elaboração genealógica dos personagens dessa família.

3) Quais são os canais de divulgação que o livro atinge? O livro destina-se a qual público?

R: Estudiosos e pesquisadores da história das comunidades teuto-brasileiras, da imigração alemã, em geral, genealogistas.

 

4) Quando, como e por que surgiu a ideia de escrever a obra Os Cassel de Santa Mariadesde o Glantal?

R: Meu interesse pela imigração alemã, que inclui a história de minha família em todas as raízes ancestrais, me levou a armazenar muitos dados sobre várias famílias santa-marienses dessa etnia. Quando instalei um programa genealógico, resolvi aplicar suas diversas funções com os muitos dados dos Cassel já armazenados. Em entrevistas a membros da família, informações e número de indivíduos foram ampliados. Estendi a pesquisa à história européia, na época da imigração, aos locais onde se estabeleceram no Brasil, terminando na história de Santa Maria. A quantidade de textos elaborados, de imagens obtidas e os esquemas genealógicos levaram, necessariamente, ao livro.

 

5) Como você vê o mercado editorial brasileiro na área do livro Os Cassel de Santa Maria–desde o Glantal?

R: Geralmente é restrito aos pesquisadores e interessados na história da imigração alemã. No caso de Os Cassel ... o interesse se ampliou devido ao grande número de descendentes dos imigrantes Cassel e por ter entre eles, na época, dois ministros: Eros Roberto Grau, do Supremo Tribunal Federal, e Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário.

 

6) Tem planos para publicar novos livros no futuro?

R: Sim, tenho um em elaboração e outros com a pesquisa iniciada.


7) O que senhor acha que a obra tem de diferente em relação a livros que tenham a mesma temática?

R: Creio que a minuciosa e incansável pesquisa científica e o rigor na busca da verdade atribuem à obra um alto grau de credibilidade.

 

8) Qual o nicho de mercado que o seu livro se direciona?

R: Professores e estudantes de História, com ênfase na imigração alemã no RS; História de Santa Maria; Genealogistas.