Ocorreu no dia 29 de julho de 2019 as defesas de dissertações de mestrado de Shani Carvalho Ceretta e Gustavo de Souza Carvalho.

"Marketing digital em organizações públicas: um estudo de caso na Editora da Universidade federal de Santa Maria (UFSM)" foi o trabalho apresentado por Gustavo. O resultado da dissertação é um plano de marketing digital eleborado para a Editora UFSM, com estratégias gratuitas, tais como "Criação de conteúdo para o Blog do site da editora", Planejamento de marketing de conteúdo e presença nas redes sociais" e "E-mail marketing", entre outras, que poderão representar uma nova forma de a Editora se comunicar e se comportar nas redes sociais, com o objetivo de reforçar ainda mais a sua identidade e tornar-se referência perante seu público através da geração de conteúdo.

Já Shani defendeu "Processo de decisão em publicação de livros: olhares sobre a perspectiva dos docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)". Os resultados obtidos permitiram a sistematização do processo de decisão adotado pelos docentes da UFSM na escolha de uma editora, passando pelas etapas de busca de informações, avaliação de alternativas, consumo dos serviços e avaliação, pós-consumo. Ainda, foram identificadas as estratégias de decisão utilizadas para a determinação da editora empregada pelos participantes, evidenciando, entre outros aspectos, o baixo fator de lealdade para decisão em publicação de livros e o fato de a escolha delinear principalmente a partir dos atributos, possuindo relação de dependência com a intenção que o autor tem para o livro. Por fim, foram propostas melhorias nas práticas de gestão da Editora UFSM em consonância com as demandas dos autores, as quais perpassam os distintos setores da Editora.

Com a qualificação dos dois técnicos, a Editora passa a ter 50% dos seus servidores com mestrado concluído e os outros 50% com especialização.

De acordo com o professor Daniel Coronel, diretor da Editora, "a qualificação da equipe irá contribuir para o constante aperfeioçoamento do processo editorial e das ações da Editora UFSM".