O livro é o resultado de uma extensa e cuidadosa investigação sobre as andanças de Giovanni Maria de Agostini, conhecido no Sul do Brasil como “monge” João Maria ou “São” João Maria, que entrou para a história por ter seu nome ligado a supostas curas, atribuídas a uma fonte de água que o povo acreditava “milagrosa”, na região do Campestre, em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul. Devido a isso, o eremita ficou com a fama de “monge das águas santas”. Apesar de se centrar na trajetória de uma pessoa, este livro revela importantes aspectos do Império brasileiro, as relações problemáticas entre a Igreja e o Estado, o comportamento das populações rurais com pregadores religiosos itinerantes, as condições de deslocamento entre as províncias e os conflitos fronteiriços com países vizinhos.

Karsburg relata sobre a vida de seu pesquisado: "Ele escolheu um continente inteiro para viver. Percorreu os quatro cantos das Américas, ora de barco, ora a cavalo e, principalmente, a pé. De 1838 a 1869, atravessou mares, desertos, florestas e montanhas, improvisando residência em grutas e cavernas. Sua missão: salvar almas pela pregação do Evangelho. Essa incrível peregrinação, com dimensões praticamente incomparáveis, estaria fadada ao esquecimento se não tivesse originado, no Brasil, uma tradição religiosa popular que resiste ao tempo e ao personagem que a inaugurou".

Em volume único em sua primeira edição, o livro pode ser encontrado na loja física da Livraria UFSM e através do site da Editora para compra online. O valor é de R$62,50.