Como um sujeito se torna professor? Partindo deste questionamento, o professor Marcos Villela Pereira doutorou-se em Educação e mais tarde transformou sua tese no livro Estética da Professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. A obra foi disponibilizada recentemente pela Editora UFSM e terá seu lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre deste ano.

estética_da_professoralidade

O questionamento de Marcos Villela não se refere apenas às questões práticas da formação de um professor, mas também àquelas mais subjetivas: o que, em sua experiência de vida, faz com que uma pessoa se torne professora e o que a diferencia das demais? Em primeiro lugar, para o autor de Estética da Professoralidade, ser professor não é vocação ou destino, mas uma escolha pessoal daquele que deseja seguir esta carreira.

Em segundo lugar, Marcos Villela diferencia o educador do professor: para ele, o educador, sendo aquele que educa, que ensina, existe em todos nós. Já o professor, é aquele que escolhe este caminho como modo de vida, como via de percurso no mundo.

Conforme o autor explica desde o início, Estética da Professoralidade tem traços biográficos. Neste livro, Marcos Vilella Pereira investiga algumas atitudes subjetivas que deram forma a sua escolha em ser professor. Ser professor é uma escolha, é produto de si. Assim, a busca pela formação acadêmica caminhou no sentido de buscar modos de apropriação e ativação dessa opção.

Marcos Villela Pereira é graduado em Filosofia, doutor em Educação e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC – Rio Grande do Sul. O livro Estética da Professoralidade já está disponível para aquisição na Livraria da UFSM ou pelo novo site da Editora.

 

Informações sobre o livro:

Ano: 2013 / 248 páginas

Preço: R$37,50 / ISBN: 978857911954