O tema da Feira do Livro deste ano terá como foco principal a tatuagem, por ser comum entre os jovens. O objetivo dos organizadores é justamente aproximar esse público da leitura, a partir da representação da literatura que fica marcada na pele através da tatuagem.

A Comissão Organizadora da Feira também escolheu os homenageados de 2014. O patrono é José Antônio Brenner, pesquisador e autor de artigos para jornais sobre a história de Santa Maria. Brenner possui dois livros publicados pela Editora UFSM, Os Cassel de Santa Maria: desde o Glantal” (2010) e Imigração alemã: a saga dos Niederauer” (1995). Brenner também publica os resultados de suas pesquisas no seu blog, que pode ser acessado aqui.

A educadora homenageada é a professora dos anos iniciais em escolas públicas, Viviane Marconato. Além de organizar festivais literários, Viviane é responsável pelo "Projeto Balaio de Poesias" e também participa do "Projeto Autor Presente", atividades que desenvolvem a criatividade, a leitura e a produção textual das crianças.

Como homenagem póstuma, foi escolhido o escritor, poeta e compositor, Antonio Carlos Machado, que faleceu em 1997. Machado participou dos grandes festivais de música nativa do estado, como compositor e jurado, além de concursos de poesia, prosa e declamação. O escritor também foi diretor da Biblioteca Pública Municipal de Santa Maria.

A Comissão Organizadora da Feira do Livro de Santa Maria é composta por representantes da UFSM, Unifra, da Câmara do Livro de Santa Maria, da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Secretaria de Cultura, do SESI e do SESC. Cada representante indica seus nomes, e os homenageados são escolhidos por votação entre a comissão.

Um dos representantes da UFSM na comissão é o diretor da Editora, prof. Daniel Coronel, que fala sobre sua expectativa em relação à edição deste ano da feira:

 "As nossas expectativas são as melhores. Entre os mais de vinte livros com lançamento confirmado para a feira, há uma grande expectativa de que a “Fotobiografia de José Mariano da Rocha Filho” seja um dos mais bem recebidos pela comunidade".

A Feira do Livro realiza-se na Praça Saldanha Marinho entre os dias 26 de abril e 11 de maio e tem entrada  franca. A programação completa deve ser divulgada nas próximas semanas pela organização da feira.