Em setembro deste ano, foram divulgados oficialmente os trabalhos finalistas do Prêmio Tese UFSM de 2023, pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e pela Editora UFSM. O trabalho vencedor, que será agraciado com a publicação da tese de doutorado em formato de livro, a ser editado pela Editora, será revelado na abertura da 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI).

O evento começa na manhã da próxima segunda-feira (23) - para conferir a programação completa da edição deste ano da atividade basta clicar aqui. No início desta semana, os leitores puderam ver os relatos dos autores que tiveram estudos indicados sobre a sensação de serem finalistas do Prêmio. Abaixo, veja o que os orientadores tem a dizer.

 

Julio Cezar Mairesse Siluk, orientador de Jones Luís Schaefer, representante do Centro de Ciências Tecnológicas (CT)
Tese: Framework para Diagnóstico e Gestão de Ambientes de Energy Cloud

Sempre é bacana tu enxergar o trabalho reconhecido dos pesquisadores de um grupo de pesquisa e de um programa da nossa universidade. Ficamos honrados. Entendemos que o comprometimento dos pesquisadores que participam do grupo acaba sendo potencializado quando se enxerga que o resultado de uma pesquisa tem sucesso, como esse reconhecimento aqui na UFSM. Essa mesma tese também ganhou uma menção honrosa no Prêmio Tese CAPES deste ano. Isso deixa a gente bastante feliz, motivado e nos entender que o caminho que o trabalho está seguindo é de reconhecimento institucional, regional e nacional dessa pesquisa.

 

Eliana Rosa Sturza, orientadora de Kelly Cristini Granzotto Werner, representante do Centro de Artes e Letras (CAL)
Tese: A noção de Língua na Gramática Castellana (1847), de Andrés Bello: conjuntura histórica e política

A indicação ao Prêmio tem uma relevância muito grande para dar lugar e visibilidade ao ensino de espanhol no Brasil. Essa língua, que é a segunda mais falada no mundo, foi retirada da escola brasileira. O trabalho da Kelly contribui para dar uma visibilidade a esse gesto político de garantir o ensino de espanhol na escola brasileira. Professora de espanhol do Colégio Politécnico formada pela UFSM, durante o estudo ela escolheu esse tema porque ela também tem uma forte relação com a causa em defesa do espanhol. Ela, inclusive, escreveu sobre a luta e o movimento de permanência do espanhol na escola brasileira porque todo o trabalho dela diz respeito à língua, uma vez que ela estuda a gramática do espanhol

Ser finalista do Prêmio é coroar toda uma formação de qualidade feita na UFSM e ter produzido um de fôlego, detalhado e minucioso, de uma proporção metodológica inovadora, e que contribui muito para a área dos Estudos Linguísticos. Para mim é um orgulho. A Kelly é o ápice da minha das minhas orientações e do resultado de um trabalho. Foi um orgulho orientar uma pessoa da qualidade, da seriedade, do rigor e da dedicação dela.

 

Zaida Inês Antoniolli, orientadora de Joice Aline Freiberg, representante do Centro de Ciências Rurais (CCR)
Tese: Potential of Truffles in Pecan and Edible Ectomycorrhizal fungi in Forestry Plantations

É uma grande alegria a nossa tese ter sido escolhida, dentro do escopo das ciências agrárias, pela UFSM. É sempre uma grande satisfação quando a gente pode receber um prêmio pois mostra que o nosso trabalho está sendo valorizado, sendo visto e tem uma importância tanto dentro da academia, social, como também dentro da comunidade. O trabalho ser um dos finalistas também nos dá mais incentivo e motivação para a gente continuar trabalhando e buscando cada vez mais respostas e buscando cada vez mais formar alunos e ajudar na área da economia e da agrícola, no que for possível.

Essa indicação não é apenas minha, mas sim do grupo, da equipe, de todos os alunos e de todos que vieram e contribuíram com um tijolinho para que essas pesquisas tivessem sequência. Quem realmente trabalhou e teve um esforço muito grande em cima dessa tese foi a doutora Joice Aline Freiberg, que teve uma dedicação muito grande durante o período de estudo. Ela começou a trabalhar com trufas durante o doutorado, quando começou a entender o fungo, pesquisou, estudou, teve a oportunidade de ir pro exterior, passar um período curto mas altamente significativo, o que ajudou para que esse trabalho tivesse essa relevância muito grande.

É uma grande satisfação. Agradecemos principalmente às agência de fomentos, como o CNPq, a CAPES, FAPERGS, à própria Universidade, ao departamento de solo e o apoio da empresa Paralelo30, de Cachoeira do Sul, que foi bastante importante no início do trabalho.

 

Letícia Cruz, orientadora de Mailine Gehrcke, representante do Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Tese: Filmes de Polissacarídeos naturais para a veiculação cutânea de nanocápsulas de silibinina no tratamento da dermatite atópica

A tese da Mailine apresenta resultados inovadores no campo do desenvolvimento de formulações voltadas à aplicação cutânea de fármacos. Seu trabalho foi publicado em periódicos científicos de elevado fator de impacto, o que reforça sua relevante contribuição à ciência. O legado em termos de conhecimento que fica para o grupo de pesquisa é incrível e o fato de o trabalho ser um dos finalistas do Prêmio dá maior visibilidade às nossas pesquisas e nos indica que estamos trilhando um bom caminho. No entanto, tão importante quanto o reconhecimento da qualidade e relevância dos resultados do trabalho é a formação de recursos humanos envolvida. A Mailine esteve sob minha orientação na iniciação científica, no mestrado e no doutorado e demonstrou um desempenho e comprometimento acima do esperado, sempre se destacando em suas atividades e contribuindo para a formação de seus colegas. Portanto, de certo modo não me surpreende o fato de sua tese ser uma das finalistas. Para mim, o mais relevante é que esse momento me traz a certeza de que contribuí para a formação de uma pessoa que pode fazer a diferença no mundo em que vivemos e impactar na vida de outras pessoas.

 

Rogemar André Riffel, orientador de Marina Bianchin, representante do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE)
Tese: Molecular and Ionized Gas Kinematics in Seyfert and QSO Hosts

Essa indicação demonstra a qualidade do trabalho que é desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Física (PGFISICA). Utilizando dados obtidos com telescópios de última geração, a tese desenvolvida pela Marina acrescentou importantes peças no entendimento da evolução de galáxias. O trabalho tem grande inserção internacional, o que contribuiu para a concessão de um importante prêmio à Marina pela União Astronômica Internacional. Ela foi reconhecida como uma cientista altamente promissora no campo da astronomia, sendo a única brasileira a receber esse prêmio até o momento. A indicação ao Prêmio Tese de 2023 traz destaque à pesquisa realizada pelo grupo de astrofísica e pelo PGFISICA, sendo motivo de grande orgulho para todo o programa.

 

Liliane Dutra Brignol, orientadora de Nathália Drey Costa, representante do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH)
Tese: Mediações Comunicativas do trabalho “Criativo”: novos caminhos, mapas antigos

Participar do Prêmio Tese da UFSM representa uma oportunidade de fazer os resultados das pesquisas desenvolvidas em nossos Programas de Pós-Graduação circularem e alcançarem outros leitores. Fiquei muito feliz com a indicação da tese da minha orientanda Nathália Drey Costa pelo Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). Para nós, é uma conquista importante pois mostra o reconhecimento de uma pesquisa que discute um tema atual e de impacto na nossa área: a questão das transformações do trabalho no próprio campo da Comunicação. A tese já tinha sido selecionada entre as finalistas do prêmio da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (COMPÓS), o que nos honra muito, pois reflete um processo de dedicação e de seriedade na investigação científica que é de todo o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da UFSM. Esperamos que a pesquisa possa circular ainda mais e inspirar novos projetos na área.

 

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, orientadora de Carine Daiana Binsfeld, representante do Centro de Educação (CE)
Tese: O papel do coletivo na formação de professores e futuros professores: contribuições de um grupo de estudos e pesquisas

Entendo que a relevância de ter orientado um trabalho que está entre os finalistas do Prêmio Tese de 2023 centra-se no reconhecimento da qualidade da  produção científica do mesmo. Em especial por se tratar de uma pesquisa do campo da educação, mais especificamente da formação de professores, tema que merece especial atenção no contexto educacional brasileiro. No caso da pesquisa de Carine, os resultados evidenciam o impacto da participação em um grupo de pesquisas para professores e futuros professores no desenvolvimento de sua atividade pedagógica. Assim sendo, demonstra a relevância destes espaços que são oportunizados no contexto de uma universidade pública, mas que não se restringem a ela na medida em que envolvem professores da rede pública de ensino. Da mesma forma, é uma honra ter orientado um dos trabalhos finalistas oriundos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da nossa instituição que, além de ser um dos mais antigos do país, é reconhecido em âmbito nacional e internacional por ser uma referência na área.

 

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, orientador de Gabriela Luisa Schmitz, representante do CCNE na categoria Interdisciplinar
Tese: A prática como componente curricular em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química

Receber o reconhecimento da excelência de um trabalho voltado à educação básica e à formação de professores é motivo de muita satisfação. O trabalho da Gabriela envolve políticas públicas que nascem na legislação e chegam às salas de aula dos cursos de licenciatura e da educação básica. Ou seja, tem grande abrangência e relevância, o que nos traz muito orgulho. Para além da tese e dos artigos dela derivados, o Prêmio traz uma visibilidade e amplia o alcance de uma pesquisa séria e comprometida com a busca por qualidade na educação.

 

Texto: Pedro Pereira, estudante de Comunicação Social - Jornalismo e bolsista da Editora UFSM