José Mariano da Rocha Filho: Fotobiografia, de autoria de Maria Izabel Mariano da Rocha Duarte, é o mais novo título à venda pela Editora UFSM. Segundo a autora, o objetivo da obra é realizar o registro e a memória sobre o patrimônio cultural legado pelo fundador da Universidade Federal de Santa Maria, representado especialmente pelos rastros culturais deixados por sua história de vida e testemunhado em atas, documentos, fotos, objetos e arquitetura material.

O livro é dividido em três capítulos. O primeiro apresenta aspectos da história de José Mariano da Rocha Filho, desde o seu nascimento até o casamento e regresso para Santa Maria após colar grau em Medicina na Universidade de Porto Alegre; o segundo capítulo descreve a sua liderança no Movimento pela Interiorização da Educação Superior no Brasil, abordando sua atuação como professor e diretor da Faculdade de Farmácia, a anexação das Faculdades de Farmácia de Santa Maria e Direito e Odontologia de Pelotas à Universidade de Porto Alegre (1947), a criação da Associação Santa-Mariense Pró-Ensino Superior (Aspes) e a instalação de cursos superiores (1952-1960) em Santa Maria; o terceiro capítulo traz biografado como fundador da primeira Universidade Federal do Interior do Brasil, retrata o projeto inovador da UFSM e sua concretização e traz as repercussões da Nova Universidade das Américas.

Maria Izabel Mariano da Rocha Duarte é graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, possui especialização em Pesquisa pelo Centro Universitário Franciscano e mestrado em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Diretora do Museu Educativo Gama d’Eça, da Universidade Federal de Santa Maria, e coordenadora da 5ª região Museológica do Rio Grande do Sul.