O livro, organizado por Claudemir de Quadros, trata da história da escola no Brasil e aborda, em especial, o tema nacionalização do ensino. Claudemir é licenciado em História, com mestrado e doutorado em Educação pela UFRGS e atualmente é professor da UFSM.

Para o desenvolvimento da obra, os autores fizeram uso de ferramentas teórico-metodológicas variadas. A busca foi interdisciplinar entre história, antropologia e áreas afins. Trabalharam com a união de documentos e depoimentos de sujeitos diretamente envolvidos no processo histórico em questão. Uma gota amarga trata de como os imigrantes que vieram de países de língua alemã, italiana, polonesa e japonesa foram alcançados e atravessados pelo poder.

“Pode-se afirmar que a nacionalização do ensino sustentou o aparelhamento do estado para a execução de uma ampla, intensa e profunda reforma do sistema escolar. Essa reforma se inseriu num contexto de reorganização e racionalização dos serviços de instrução pública, no âmbito do qual a população e a escola emergiram como um problema do governo.”

 

Este livro está disponível para compra neste site.