Nos últimos dias de abril e na primeira quinzena de maio de 2024, todos nós experimentamos, de alguma forma, as consequências do desastre das chuvas, alagamentos e deslizamentos que atingiram Santa Maria e o estado do Rio Grande do Sul. 

Na UFSM, o subsolo do prédio da Reitoria foi um dos locais atingidos pela enchente histórica. O espaço ficou totalmente submerso pela água, em um alagamento que não atingiu apenas o acervo histórico da Instituição, mas também o único depósito de livros da Editora da UFSM. Infelizmente, calculamos que 90% do estoque de livros da nossa Editora tenha sido destruído pela água.

Nossa ação foi imediata, com a equipe da Editora, voluntários e terceirizados da Universidade trabalhando incansavelmente para salvar os poucos livros que não foram destruídos pela água, ao lado do trabalho de resgate dos documentos do Arquivo Geral da UFSM. Quanto aos livros atingidos pela inundação, salientamos que não há condição mínima de serem doados, pois foram molhados com água poluída com óleo, lodo e outros detritos, constituindo resíduo tóxico. Como em outras situações, estamos e vamos continuar priorizando, acima de tudo, a saúde de nossos colegas e dos nossos leitores.

Por ora, os pedidos de livros impressos da Editora UFSM estão suspensos, em especial pela nossa incapacidade de atendê-los. Os autores e leitores estão sendo informados dos próximos passos e de nosso plano estratégico para os próximos meses e também para a feira do livro da nossa cidade, adiada para o final de agosto e início de setembro de 2024.

Neste momento, estendemos a todos força, energia e paz, na esperança de que todos estejam bem e seguros.

O trabalho seguirá, em prol do passado, do presente e do futuro da UFSM.

Equipe Editora UFSM