O nosso processo de construção como indivíduos é contínuo ao longo de toda a vida e acontece através das experiências que vivenciamos, das pessoas com quem nos relacionamos e dos conhecimentos que adquirimos.

     Vivenciamos novas experiências diariamente. Ao despertar de cada dia, temos uma nova perspectiva e uma nova forma de ver as coisas que nos cercam.

     Nos relacionamos com diferentes pessoas e aprendemos a compreender a infinidade de personalidades e humores. Nos maravilhamos, nos perdemos e nos encontramos na complexidade que compreende as relações entre indivíduos com bagagens culturais distintas e plurais.

     A intensidade da busca pelo conhecimento, diferente dos outros aspectos da nossa construção como indivíduos, é algo que demanda o nosso empenho constante. O conhecimento deve ser um objetivo em constante renovação e mutação.

     Entre os instrumentos e métodos que nos auxiliam na busca por conhecimento, a leitura é um dos vetores fundamentais. Ela nos possibilita aprender através de experiências que não vivenciamos. Ela viabiliza a aquisição dos saberes que são construídos e compartilhados por outros indivíduos e que modificam a forma como nos relacionamos com os outros e com o mundo.

     Quando agregamos novos conhecimentos à nossa bagagem, desconstruímos os conceitos que foram adquiridos informalmente e que podem estar repletos de preconceitos ou de opiniões mal embasadas. A leitura nos liberta da escuridão que a desinformação pode trazer, nos proporciona entender o nosso meio de convívio e constrói novas perspectivas sobre os temas dos quais pesquisamos.

     Como em uma colcha de retalhos, as experiências que vivenciamos se unem aos conhecimentos que adquirimos através da leitura e constroem a nossa singularidade e a nossa personalidade.

     Ao escrever um livro, um autor transforma em códigos o seu conhecimento teórico e empírico; e através da leitura cada indivíduo é capaz de decodificar esse conhecimento e interpretá-lo, considerando a sua subjetividade e bagagem de experiências.

     Inspirar pessoas para que transmitam o seu conhecimento é o objetivo da Editora UFSM. Estimular o compartilhamento de experiências teóricas e práticas e a busca por novos conhecimentos através da leitura é um desafio diário.