O novo título à venda pela Editora e Livraria UFSM é da área da psicologia evolutiva: A mente e suas adaptações: uma perspectiva evolucionista sobre a personalidade, a emoção e a psicopatologia, O livro é organizado por Silvio José Lemos Vasconcellos e Nelson Hauck Filho e compõe-se de 272 páginas, dividindo-se em nove capítulos, nos quais os autores procuram mostrar que a natureza e a educação podem agora ser conjuntamente consideradas naquilo que se poderia chamar de “a mais nova ciência da mente”.

O objetivo central da obra é considerar as pressões seletivas que operam sobre a mente humana, refinando hipóteses, revisando achados e fomentando ainda o interesse de novos pesquisadores nesse campo: “Se os milhares e milhares de anos que constituem a história dos hominídeos pudessem ser reunidos em um minuto apenas, o tempo a partir do qual nossos ancestrais abandonaram as práticas de coleta e caça revelar-se-ia infimamente superior a meio segundo. É, assim, pouco provável que esse extenso passado não tenha deixado suas marcas na mente humana”.

Silvio José Lemos Vasconcellos é Psicólogo pela Unisinos, com mestrado em Ciências Criminais pela PUC-RS e Doutor em Psicologia pela UFRGS. Já Nelson Hauck Filho é Psicólogo pela UFSM, com mestrado e doutorado em Psicologia pela UFRGS.