A Editora UFSM promove no dia 22 de novembro de 2018, a palestra "Desafios da Produção Editorial no Brasil: formação, profissionalização e sustentabilidade", com Ana Elisa Ribeiro. Na ocasião, também será lançada a 5ª edição da Revista Estilo Editorial. Um estande da Grife e Livraria UFSM estará presente no evento. E, após a palestra, Ana Elisa estará autografando seu livro “Escrever, Hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação”.

 

     Nesta palestra, serão abordadas questões ligadas à evolução da formação desses profissionais no Brasil, como a oferta do curso de Produção Editorial em centros e universidades, inclusive na própria UFSM; a formalização de profissões, conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO); e a valorização profissional.

 

     Ana Elisa Ribeiro é doutora em Linguística Aplicada e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e licenciou em Letras-Português. Como pesquisadora, trabalha na interface entre linguística, comunicação, design e educação. Tem diversos textos publicados em livros e revistas, especialmente com relatos de pesquisa em temas como: tecnologias e educação; história das tecnologias da escrita e da leitura; formação e atuação de editores e revisores; multimodalidade e leitura; design, usabilidade e leitura; letramentos e novas tecnologias.

 

     Inscrições: Para participar, é necessário inscrever-se através do e-mail e levar 1kg de alimento não perecível no dia do evento. Enviar, para o e-mail ([email protected]), uma mensagem informando nome, número de matrícula, curso ou setor e o e-mail para envio do certificado.

 

     Cronograma:

     14h: Palestra “Desafios da Produção Editorial no Brasil: formação, profissionalização e sustentabilidade”

     15h30min: Coffee Break
                       Lançamento da Revista Estilo Editorial
                       Lançamento do livro de Ana Elisa Ribeiro: “Escrever, Hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação”