Campanha Salve o Livro encerra seu primeiro mês com saldo positivo

Primeira etapa da campanha da Editora UFSM contou com o lançamento de quatro pré-vendas e a divulgação de mais de trinta livros 

 

Desde o seu início, em cinco de junho de 2024, a campanha Salve o Livro, iniciativa da Editora UFSM, vem divulgando publicações disponíveis em formato e-book e impresso, bem como a pré-venda de títulos inéditos. A iniciativa objetiva a recuperação do catálogo da Editora, a qual sofreu a perda do seu estoque de mais de 40 mil exemplares de livros em razão da enchente que inundou o prédio da Reitoria no dia 30 de abril. 

A primeira etapa da campanha se encerrou no último dia 28, tendo contemplado, ao longo de três semanas, as áreas de Ciências Rurais, Artes e Letras e Ciências da Saúde. Foram lançadas as pré-vendas de quatro títulos inéditos, com direito a vantagens exclusivas, sendo eles: Manual de regulagens e manutenção de máquinas agrícolas; Felippe D’Oliveira: obra completa; Felippe D’Oliveira: o poeta da lanterna verde e José Saramago: o inventor de bússolas. Todas essas quatro obras estão disponíveis no site da Editora UFSM com frete grátis e brindes relacionados. 

Além disso, cerca de 30 títulos  relacionados às áreas do conhecimento mencionadas receberam descontos, sendo destacados por meio de diversas ações de divulgação nas redes sociais da Editora. Ainda, o podcast Ineditados recebeu professores dos respectivos centros de ensino da UFSM, que falaram mais sobre os lançamentos divulgados. No dia 10 de junho, a apresentadora Jéssica Dalcin entrevistou o professor Marcelo Silveira Farias, um dos autores do livro Manual de regulagens e manutenção de máquinas agrícolas. Já em 17 de junho, a convidada foi a professora Raquel Trentin Oliveira, organizadora do livro José Saramago: o inventor de bússolas. Por fim, no dia 24, Jéssica conversou com Rosmari Horner, professora no CCS e editora da Revista Saúde. Esses episódios estão disponíveis nas plataformas digitais Youtube e Spotify. 

Em suma, o primeiro mês da campanha, que se estenderá até o final de julho, teve um saldo positivo. As iniciativas contaram com grande divulgação por parte dos autores, colaboradores e leitores da Editora UFSM, bem como da comunidade acadêmica em geral.  No mês de junho, o perfil do instagram da Editora atingiu 24 mil usuários em todo o país, sensibilizando a comunidade em relação às perdas sofridas e angariando recursos para a reconstrução do seu catálogo de livros. 

As próximas quatro semanas serão de muito trabalho na Editora UFSM, que passará para a divulgação das obras relacionadas a Ciências Naturais e Exatas, Tecnologias e Educação, além de publicações interdisciplinares, contando com o lançamento da pré-venda de mais um título inédito. Toda a divulgação pode ser acompanhada nas redes sociais da Editora (@editoraufsm). Siga acompanhando e divulgando a campanha Salve o Livro!