A terceira edição da Revista Estilo Editorial comemora os trinta e cinco anos da Editora da UFSM. Neste ano, o lançamento da publicação ocorrerá durante o I Seminário Dinâmico de Formação promovido pela Editora, encerrando as atividades do evento.

O propósito de criar uma revista da Editora UFSM implicava não só em divulgar as atividades promovidas por este setor da Universidade Federal de Santa Maria, como também, “criar um espaço qualificado, moderno e dinâmico que atendesse as necessidades do mercado editorial”, como explica o professor Daniel Arruda Coronel, diretor da Editora, Livraria e Grife da Universidade.

Dessa maneira, em 2014, foi lançada a primeira edição da revista, que trouxe além de matérias, artigos produzidos por profissionais da área da editoração, bem como informações sobre lançamento de livros e agenda de evento, estas, definidas como editorias fixas da publicação.

O processo de elaboração da revista, leva em média sete meses e as pautas abordadas são discutidas entre toda a equipe da Editora em conjunto com a jornalista Luciane Treulieb, responsável pelo anuário. Luciane explica que algumas matérias apresentadas são produzidas por alunos do curso de Jornalismo, entretanto, todo o material publicado passa pela revisão da equipe que trabalha na editora: “acaba sendo interessante, porque, por exemplo, em todas as edições há matérias históricas, ou que utilizam termos específicos da área, e o pessoal da Editora consegue nos auxiliar e revisar quando cometemos algum engano ou quando o viés que a matéria tomou não é o adequado”. Um dos desafios enfrentados pelos profissionais que produzem os conteúdos, é tornar o linguajar editorial leve para toda a comunidade acadêmica e assim chamar a atenção do público.

A edição lançada este ano conta com um novo design e apresenta artigos produzidos por três especialistas na área editorial.  Os destaques, além do aniversário da editora, serão os livros digitais. A pauta será abordada durante o I Seminário Dinâmico de Formação e alerta para a discussão sobre o papel dos livros eletrônicos na produção acadêmica.

O lançamento da revista Estilo Editorial acontece na próxima quinta feira, dia 27 de outubro, às 10h30min na sala 218, no segundo andar da reitoria da Universidade Federal de Santa Maria.