A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai sediar, pela primeira vez, o encontro da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) em 2015. A escolha foi feita na última sexta-feira, após a apresentação da proposta da Editora UFSM, feita pelo diretor Daniel Coronel, na edição deste ano do encontro, realizada na cidade de Campina Grande, na Paraíba.

    A proposta foi aprovada por unanimidade em assembleia da ABEU. A reunião acontecerá no mês de maio, e serão três dias de evento, ainda com local e data indefinidos. O encontro da ABEU reúne anualmente representantes de todas as editoras universitárias associadas ao órgão, no qual são discutidos temas pertinentes ao campo, como "Livro universitário e apropriação social do conhecimento", que foi o tema da reunião deste ano. Ao final de cada edição, acontece também a Assembleia Geral da ABEU. A previsão é que cerca de 250 pessoas participem da reunião em Santa Maria.

     Apesar de o evento ser organizado pela UFSM, através da Editora, a intenção é movimentar toda a cidade nos dias do evento. “Vou procurar a Secretaria de Cultura de Santa Maria, para tentar incluir o 28º Encontro na programação oficial da Feira do Livro do ano que vem", afirma Coronel.

     Em relação à expectativa de sediar um evento tão importante para o ramo, um dos objetivos é que a representatividade da Editora cresça entre as editoras universitárias do país. "A expectativa é grande. Primeiro porque a Editora UFSM quer aumentar a participação em eventos culturais para divulgar conhecimento. Além disso, busca cada vez mais espaço junto à comunidade", destaca Daniel.