Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Blog

Editora UFSM realiza a edição 2023 do evento Editoração em Debate com lançamentos e grande público

Na última terça-feira, numa evento com mais de 300 inscritos que lotaram o salão Imembuí e o auditório anexo, a Editora UFSM realizou o seu evento Editoração em Debate, segunda edição presencial de um projeto que desde a pandemia tem reunido pessoas para debater, pensar e projetar o futuro do livro e da editoração em nosso país, sobretudo a de viés acadêmico.

 

 

Na edição deste ano, o tema foi a produção e a divulgação científica na universidade tendo por mote a coleção de livros de bolso Textos Introdutórios UFSM, cujo primeiro ciclo de lançamentos foi concluído ontem. A coleção integra o tema do Editoração em Debate 2023, pois o projeto é um exemplo de publicação e divulgação científica, oportunizando uma publicação de bolso, didática e introdutória, voltada a alunos de graduação e também a leitores que desejam iniciar sua formação em uma área específica.

A partir das 13h, os inscritos foram acolhidos pela equipe da editora e pelo recebimento de um kit especial produzindo exclusivamente para o encontro. O evento abriu com a presença da vice-reitora Martha Adaime e do pró-reitor de graduação Jerônimo Tybusch, com a revisora Tagiane Mai representando a editora e a bolsista Anahy Machado sendo a mestre de cerimônias.

 

 

Na fala de abertura, o escritor e professor Enéias Tavares, atual diretor da Editora da UFSM, destacou a importância da divulgação científica para a equipe da editora, além de ressaltar os outros lançamentos do dia, que incluíam o nono número da revista Estilo Editorial, novo Guia do Autor e a nova chamada da coleção Textos Introdutórios UFSM, além das ações de divulgação que incluem a Agenda da Editora e o podcast Ineditados.

 

 

A essa abertura, seguiu-se duas mesas com os autores de Textos Introdutórios debatendo na prática suas trajetórias pessoais, seus percursos profissionais e sua participação na coleção enquanto uma ação de divulgação científica para os alunos que estão começando sua formação na UFSM. A primeira mesa, focada nas Ciências Humanas, contou com as autoras Juliana Petermann, Débora Ortiz Leão e Patrícia Marcuzzo, além de Marilda Oliveira, representando o professor Marco Aurélio Acosta, com mediação de Sara Carvalho. Em um painel de uma hora, elas discutiram com os presentes a produção dos títulos Criação publicitária Organização curricular Leitura em língua inglesa, além de remissões a Gerontologia, de autoria de Acosta, um dos títulos mais procurados desde seu lançamento na feira do livro de Santa Maria. 

 

                                            

A segunda mesa, dedicada a debater divulgação científica nas ciências exatas e biológicas, contou com os professores Guilherme Bordignon Ceolin, Tiago M. Buriol, Cláudia S. Barin e Martha B. Adaime. Numa mesa descontraída, com mediação de Jessica Dalcim, os autores trataram de suas vivências e da produção dos títulos Sistemática e taxonomia vegetal, Matemática computacional com Python e Equilíbrio químico.

O evento teve continuidade no hall do segundo andar da reitoria com o lançamento dos oito primeiro títulos da coleção, com coffee break, sessão de autógrafos e música ao vivo com a participação especial de nome da cantora Tiane Tambara. Os leitores, colegas e familiares  dos autores também puderam aproveitar a oportunidade para tirar fotos com os autores e garantirem suas dedicatórias.

 

Numa tarde de festa, companheirismo e reflexão, o Editoração em Debate deste ano teve público recorde e mostrou mais uma vez a capacidade da editora em divulgar seu trabalho, atrair seu público e convidar a comunidade ao debate e à troca de ideias e experiências. O segredo de tudo isso? Segundo Enéias Tavares, a união, o carinho e o profissionalismo de toda a equipe.

 

 

Para os leitores que quiserem conhecer e adquirir a coleção Textos Introdutórios, acessem a seção especial em nosso site. Também convidamos a todos para baixar o nono número da revista Estilo Editorial, que conta com uma série de reportagens sobre mundo editorial, UFSM e editora. Aos autores que quiserem publicar na coleção, fiquem atentos às nossas redes sociais. Abaixo, mais alguns registros de um dia memorável para a nossa editora e para a comunidade da Editora Federal de Santa Maria.

Ler mais

Encontro Editoração em Debate 2023: Publicação e divulgação científica

Encontro Editoração em Debate 2023: 

Publicação e divulgação científica 

Editora promove evento que discutirá publicação e divulgação científica

 

No próximo dia 05, acontecerá a edição de 2023 do evento Editoração em Debate, às 13h, no Salão Imembuí (2º andar da Reitoria). O encontro é promovido pela Editora UFSM, e sua programação objetiva proporcionar debates acerca de temas atuais sobre editoração e evidenciar o que vem sendo produzido pela Editora da Universidade. Neste ano, o evento destacará a publicação e a divulgação científica, a fim de abordar questões pertinentes às produções acadêmicas, que representam o foco principal do trabalho desenvolvido pelo setor. A escolha do tema foi pensada de modo a valorizar as iniciativas desenvolvidas pela Editora que, corriqueiramente, dão espaço à ciência e aos construtos acadêmicos no cenário editorial. As discussões serão mediadas pelo diretor da Editora UFSM, o professor Enéias Tavares. 

Na ocasião, os lançamentos da Coleção “Textos Introdutórios UFSM”, que tiveram início na 50° Feira do Livro de Santa Maria, terão continuidade, com a divulgação de novas obras e uma roda de conversa com os autores. Essa coleção surge com o objetivo de oportunizar uma publicação de bolso, possibilitando o manejo didático de livros curtos e práticos, assinados por docentes experientes e reconhecidos da Universidade Federal de Santa Maria. A organização dos Textos Introdutórios UFSM se estrutura em razão das oito diferentes áreas do conhecimento prestigiadas pela divisão acadêmica da Instituição, e seus primeiros volumes já foram lançados na Feira do Livro deste ano. A coleção Textos introdutórios integra o conceito do evento ao ser um ótimo exemplo de publicação e divulgação científica. Para dar seguimento à publicação da coleção e celebrar o projeto, bem como prestigiar seus autores, a edição de 2023 do evento Editoração em debate contará com a apresentação de quatro novos títulos, completando assim o primeiro ciclo da coleção. São eles:

  • Sistemática e Taxonomia Vegetal, de Guilherme Bordignon Ceolin; 

  • Matemática Computacional com Python, de Tiago M. Buriol; 

  • Equilíbrio químico: uma abordagem aplicada, de Cláudia S. Barin e Martha B. Adaime; 

  • Organização curricular, de Débora Ortiz de Leão.

Além disso, na tarde do evento, a Editora da UFSM promoverá o lançamento da nova edição da revista Estilo editorial, que traz como tema o “mundo editorial pós-pandemia: ideias e ações para o futuro do livro”, disponibilizada gratuitamente em formato digital. Além das discussões acerca dos impactos da pandemia da covid-19 no mercado editorial, o novo volume da revista contém artigos sobre a Imprensa Universitária, que completou 50 anos de serviços gráficos, o trabalho do NEABI-UFSM e a inclusão na Universidade, bem como sobre a preservação da memória e da história na Casa de Memória Edmundo Cardoso. No mais, também foram abordados os desafios da nova gestão da Editora UFSM, além de seus seus projetos atuais – o podcast Ineditados e a agenda mensal –, lançamentos e eventos. 

Ainda, será lançada a versão atualizada do Guia do Autor, que tem a finalidade de explicar e divulgar as normas que orientam a publicação de livros na Editora UFSM, inclusive os que pertencem à Coleção Textos Introdutórios, à Série Extensão, ao Selo Patrimônio e Memória e os contemplados pelo Prêmio Tese. Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre o novo Guia do Autor nas redes sociais da Editora (@editoraufsm).


O evento é destinado a alunos, docentes e leitores da comunidade acadêmica e contará com a presença dos autores das obras do primeiro ciclo da Coleção Textos Introdutórios UFSM, sendo que, ao final dos debates, haverá uma sessão de autógrafos com eles. Aos inscritos, será disponibilizado certificado de participação de 3 horas. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas por meio do link disponibilizado nos perfis oficiais da Editora UFSM (@editoraufsm). No instagram, você também poderá encontrar o cronograma do evento, bem como uma relação mais detalhada dos títulos lançados e informações adicionais.

Ler mais

Entrevista com Vivian Lago, organizadora do livro Psicologia Jurídica e suas Interfaces

O livro "A psicologia jurídica e suas interfaces” é uma obra que teve a sua segunda edição lançada no ano de 2022 pela Editora UFSM. Realizamos uma entrevista com Vivian Lago, organizadora do livro juntamente com Silvio Jose Lemos Vasconcellos.Read More
Ler mais
Carregando...