Hoje, dia 15 de abril, é comemorado o Dia do Desenhista, artista responsável pelo traço e colorido aos personagens e situações mais variados. No momento em que estão livres para criar, surgem rabiscos, traços e belos desenhos que se tornam obras de arte.

O desenhista pode ser um técnico, um desenhista industrial, programador visual ou aquele que simplesmente se dedica ao desenho livre. Tratam-se de pessoas talentosas, que apenas um lápis e papel já conseguem expressar sua arte.

O dia 15 de abril foi escolhido por conta do nascimento do artista italiano Leonardo da Vinci, em 1452.

A editora indica dois de seus títulos aos profissionais e aos interessados por desenho:

Debuxo

O livro assegura que, por meio do entendimento e da persistência, consegue-se a destreza do ato de vontade como forma de superar os maneirismos da estação. Propõe um novo profissional, mais habilitado, um desenhador desenhista, um designer disseminador, alguém que seja capaz de entender seu tempo e que atue em todos os espaços da produção visual.

 

Desenhando: Um panorama dos sistemas gráficos

Desenhando é, na verdade, uma obra que vai muito além do que promete o título: trata-se, mais propriamente, de um esforço para traçar um amplo e denso panorama dos sistemas gráficos entendidos como sistemas significantes ou eventos semióticos, desde a expressão gráfica da própria língua até os mais modernos conceitos de artes gráficas.