No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida devido à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916, que na época, era a maior instituição representativa da categoria no país.

A Editora, Livraria e Grife da UFSM parabenizam esses profissionais pelo seu dia e indicam alguns de seus livros da área da saúde:

 

O Processo Educativo na Formação e na Práxis dos Profissionais da Saúde



Este livro surgiu da intenção de fornecer subsídios para despertar nos profissionais de saúde o interesse pela utilização dos dados relacionados com a educação, na perspectiva de valorização das ações educativas que esses profissionais desenvolvem no cotidiano de sua práxis profissional e pessoal. Nesta obra, a exposição dos assuntos, o debate de ideias e as concepções pedagógicas de diferentes autores objetivaram também possibilitar aos profissionais de saúde a reflexão e, consequentemente, a revitalização de sua práxis, enquanto educador.

Biologia da Desmielinização e Remielinização: a base da esclerose múltipla



A complicada palavra desmielinização corresponde à doença responsável pela perda da substância mielina no cérebro. A mielina está presente na matéria branca do cérebro, e a sua perda implica em isolamento das terminações nervosas, ocasionando a doença que conhecemos como esclerose múltipla. Na busca por respostas e na tentativa de atrair cada vez mais pesquisadores para a área, o livro "Biologia da Desmielinização e Remielinização: a base da esclerose múltipla" constrói uma narrativa que procura esclarecer e atrair pesquisadores e jovens interessados no assunto. A ideia surgiu a partir de discussões sobre o tema, além da reunião de palestras, apresentações em eventos e artigos produzidos pelos organizadores do livro. O objetivo do livro é apresentar o assunto de maneira mais simples, a fim de reduzir o vácuo que existe entre os estudos da esclerose múltipla (EM) e da cinomose e ainda contribuir para o avanço nas pesquisas, visto o aumento da incidência de EM e da impossibilidade de controlar plenamente a cinomose. O livro é dividido em cinco seções, e ao final aborda, principalmente, a desmielinização provocada pela injeção local de brometo de etídio (BE). Também é considerada e abordada pelo livro a questão das pesquisas envolvendo células-tronco. A desmielinização de brometo de etídio funciona também como um incentivo aos jovens pesquisadores nas áreas da biologia, patologia, bioquímica e, quem sabe futuramente, de ainda novos e diversos campos de estudo.

 

Experiências Interdisciplinares em AIDS



A obra reúne o olhar de quem convive com HIV/AIDS, de quem assiste e de quem cuida, daquele que se envolve e daquele que milita na luta contra a doença. Traz a experiência de trabalhos interdisciplinares e vivências profissionais e pessoais, relacionados à epidemia. Os organizadores preocuparam-se em mostrar ao leitor que essa epidemia poderá ser vencida mediante ações interdisciplinares. Também apresentam possibilidades de fazer a diferença no cotidiano laboral e na vida, demonstrando que essa experiência existencial se dá na relação com o outro, mediada pelo respeito, amor, solidariedade e criação de possibilidades de estar melhor.

 

Aids: O que Ainda há para Ser Dito?



A coletânea de trabalhos deste livro representa parte do empreendimento realizado no intercâmbio entre as instituições de ensino superior, os serviços de saúde e os núcleos de pesquisa. A troca de conhecimentos e saberes, oriundos de grandes debates e, principalmente, a aproximação entre as pessoas compromissadas com a qualidade do convívio na atenção aos que vivem com HIV/Aids. A obra apresenta temas como sentimentos afetivos, vida sexual, gênero, políticas de saúde, família e sua vulnerabilidade, a convivência com o vírus, questões nutricionais para as pessoas com AIDS, experiências interdisciplinares nos Serviços de Saúde e diversas outras questões relevantes.

 

Introdução à radiologia: Conexões bioquímicas e biomoleculares



O avanço tecnológico sem precedentes experimentado nas últimas décadas oferece a possibilidade de reflexões sobre verdades definitivas, trazendo à tona a necessidade de rever conceitos e quebrar paradigmas. A Radiobiologia apresenta-se plena de versatilidade e propõe revisar e ampliar profundos questionamentos sobre a interação da radiação ionizante com sistemas biológicos. Esta obra introduz conceitos centrais da Radiobiologia e suas interfaces com a Física de Radiações, Biologia Molecular e Celular e Bioquímica, incentivando a pesquisa neste campo tão fascinante e atual das ciências modernas. Dando especial atenção para esse tema importante e ainda pouco explorado no Brasil, o texto busca fornecer informação atualizada, embora sucinta e introdutória, procurando de empolgar o leitor e suscitar o interesse da comunidade científica.

 

Orientação semiotécnica para o exame clínico



Orientação Semiotécnica para o Exame Clínico constitui-se num guia de consulta para alunos e professores da disciplina de Clínica Médica, que nele encontrarão noções gerais e técnicas relativas aos exames físico geral, de cabeça e pescoço, do aparelho respiratório, bem como dos sistemas cardiovascular, abdominal e neurológico, além de um roteiro para o atendimento de urgência.

Aqui no site da Editora UFSM você encontra o catálogo completo com valor de cada título.