O evento acontecerá entre os dias 1º e 17 de novembro de 2019, na Praça da Alfândega. Este ano, “curiosidade é o que nos move” será a abordagem da exposição.
A escritora Marô Barbieri é a patrona desta edição. Professora de Português, Francês e Literatura, publicou a maioria de seus trabalhos voltados ao público infantil. Atualmente, Marô é membro da Academia Rio Grandense do Livro e do corpo de especialistas em leitura da Casa da Leitura, além de ter sido presidente da Associação Gaúcha de Escritores.
As áreas geral e internacional estarão disponíveis das 12h30 às 20h30 em dias úteis, domingos e feriados. Nos sábados, abrirão das 10h às 20h30.
Na área infantil, as bancas estarão abertas a partir das 9h30 até as 20h30, e a programação prevista acontece das 9h às 20h30.
A Editora e a Livraria da UFSM ocuparão a banca de número 26 na Feira. Estão programados dois dias de lançamentos e sessões de autógrafos de nossos livros. No sábado, dia 2, às 14h30, haverá o lançamento do livro Imigração e Quarta Colônia: Nova Palma e Pe. Luizinho (2ª ed. rev. e ampl.). Já o segundo dia de lançamentos será na quarta-feira, dia 6, às 16h, quando serão lançados 8 títulos.
Veja os lançamentos para a feira.
Imigração e Quarta Colônia: Nova Palma e Pe. Luizinho (2ª ed. rev. e ampl.)
A obra, baseada nas narrativas e percepções das pesquisas realizadas pelo Pe. Luiz Sponchiado, tem como pano de fundo a rememoração e o fortalecimento da identidade e da história vivida pelos povoadores da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Sul do Brasil. O título organizado por Maria Medianeira Padoin e Jorge Alberto Soares Cruz apresenta a saga dos colonizadores, a sua relação com o meio ambiente e as dificuldades e privações enfrentadas no início do povoamento. Os aspectos relacionados com a presença da Igreja Católica e a religiosidade, que são marcantes nas regiões de colonização italiana, também são assuntos abordados na obra.
Paisagens: educação e arte na impermanência da margem
Encontros ocorridos no ambiente acadêmico e fora dele, atravessados pela força do tempo, movem a escrita de Elaine Schmidlin. Os acontecimentos em arte e educação proliferam no plano de composição deste livro, criando interlocuções com a literatura e a filosofia. Postais elaborados por artistas/professores compõem paisagens ao longo do texto, que questionam a arte como linguagem e modos de ensinar sobre e com arte.
Prado Veppo: obra completa (2ª ed.)
15 anos após o primeiro lançamento, Prado Veppo: obra completa recebe sua 2ª edição. Novamente organizado por Pedro Brum Santos e Vitor Biasoli, o livro reúne todas as obras publicadas individualmente, por Luiz Guilherme do Prado Veppo, e em grupo, como em Quarteto In Prosa e Verso. Nesta edição, também foram digitalizadas as ilustrações de Eduardo Trevisan, ilustrador e capista de vários livros de Prado Veppo.
Juventudes Rurais e Desenvolvimento Territorial
O livro Juventudes Rurais e Desenvolvimento Territorial, organizado por Joel Orlando Bevilaqua Marin e José Marcos Froehlich reúne 11 artigos que tomam, como objeto de estudo, as diferenciadas condições de participação social de jovens rurais em processos recorrentes em nome do desenvolvimento territorial. São analisados os processos de construção social das juventudes rurais, os limites da agricultura familiar, as experiências desses jovens com políticas públicas, as relações de gênero e a participação em movimentos sociais rurais.
Programação Linear: conceitos, modelagem e soluções no R
Esta obra do professor Marcelo Battesini auxilia na compreensão e melhor resolução de problemas no ambiente R. Com este software, é possível criar planilhas; organizar, armazenar e analisar dados; efetuar cálculos e exibir gráficos. O R é uma plataforma livre e segura que é compatível com os sistemas operacionais Macintosh, Unix e Windows. O software R está disponível na versão tradicional e na versão RStudio, utilizada pelo autor.
Economia institucional e dimensões do desenvolvimento
Nesta obra, são abordados temas referentes ao desenvolvimento econômico na visão da Economia Institucional. Nessa perspectiva, Adriano José Pereira, Herton Castiglioni Lopes e Octavio Augusto Camargo Conceição analisam o processo evolutivo de uma nação e o quanto isso contribui para compreender o surgimento e a consolidação das instituições. O livro proporciona aos leitores os conceitos básicos para o entendimento do tema, o que torna a leitura acessível tanto para leigos quanto para especialistas em tópicos relativos à economia. A estruturação dos capítulos funciona de forma independente, de modo a possibilitar o estudo de assuntos específicos.
Brenno Blauth: uma trajetória entre mundos (ebook)
Mesmo com notoriedade no Brasil e no exterior, pouco se conhecia a respeito do trabalho do compositor gaúcho Brenno Blauth. Motivado por essa curiosidade, o professor Lúcius Batista Mota estudou a trajetória e as composições do músico. Brenno dedicou-se com afinco na composição de sonatas e sonatinas, variando do uso de oboé, piano, viola, entre outros instrumentos. Nove das principais obras de Brenno Blauth estão presentes neste livro.
Moeda e sistema financeiro: ensaios em homenagem a Fernando Cardim de Carvalho
Esta obra apresenta a aproximação de Fernando Cardim de Carvalho ao pensamento de John Maynard Keynes, os desdobramentos na trajetória do professor, os grupos de pesquisas e a consolidação da vertente pós-keynesiana, impulsionada principalmente por ele. O livro organizado por José Luis Oreiro, Luiz Fernando de Paula e Rogério Sobreira, é uma coletânea de artigos escritos por acadêmicos que fizeram parte do Grupo de Estudos de Moeda e Sistemas Financeiros, um dos programas de pesquisa mais produtivos da década de 2000.
A Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul é uma instituição, fundada na segunda década do século XX, que se inseriu no contexto regional do estado do Rio Grande do Sul, atuando de forma significativa nas áreas do comércio, da indústria, da educação e da saúde. Ao buscar seu objetivo de atender a seus associados, essa cooperativa produziu lugares de significativa importância, com repercussões não só na estruturação física da cidade onde se originou – Santa Maria – e de outras cidades do Rio Grande do Sul, como também no imaginário da sociedade na qual surgiu e se desenvolveu. Esta obra é de autoria de Luiz Fernando da Silva Mello.