Entrevista com Jardel Boscardin 


O livro "Entomologia Florestal  - 4 edição” é uma obra organizada por pesquisadores da área da Entomologia Florestal e foi lançado no ano de 2022 pela Editora UFSM. Por meio de uma abordagem técnica e expositiva, a coletânea aborda o tema da entomologia florestal ao passo que discorre sobre as características de diversos insetos e preocupa-se em descrever as bases dessa ciência. Emerge, assim, uma obra de suma importância, principalmente no momento atual em que há grande escassez de bibliografias sobre o tema. 

Em um cenário de mudanças constantes em relação à biodiversidade e ao setor florestal brasileiro, o estudo dos insetos e de sua ecologia torna-se essencial para atender as demandas contemporâneas.

Diante dessa breve introdução, destacamos que não há pessoa melhor para descrever a obra do que seu próprio autor. Para tal, realizamos uma entrevista exclusiva com Jardel Boscardin, professor, pesquisador e engenheiro florestal que juntamente com Ervandil Corrêa, Márcia D’avila e Edison Cantarelli organizou o livro. Segue abaixo a entrevista, na íntegra. 


1) Conte um pouco sobre sua trajetória, suas produções e sua linha de pesquisa atual.

Resposta: Sou Engenheiro Florestal, graduado pela Universidade Federal de Santa Maria, e mestre e doutor em Engenharia Florestal na área de Silvicultura pela mesma instituição. Entrei em contato com a Entomologia Florestal ainda durante a graduação quando cursei a disciplina, que era obrigatória no currículo do curso e ofertada no 3º período, e arrisco-me a dizer, sem erro, que foi a Entomologia Florestal que me motivou a continuar e concluir a graduação. Após essa disciplina, em meados de 2007, comecei a auxiliar os(as) orientandos(as) do professor Ervandil Corrêa Costa em suas pesquisas de mestrado e doutorado, e lá permaneci até a conclusão do meu próprio doutorado em 2016. O professor Ervandil Corrêa Costa foi meu orientador e durante todo esse período desenvolvemos pesquisas sobre as espécies de formigas bioindicadoras da qualidade ambiental em diferentes ambientes; os insetos consumidores de sementes de espécies florestais; e os insetos de importância para as culturas do eucalipto, do pínus, da acácia-negra e da nogueira-pecã. Atualmente, sou professor das disciplinas de Entomologia Geral, Entomologia Florestal e Manejo Integrado de Pragas no curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Uberlândia - campus Monte Carmelo, em Monte Carmelo, Minas Gerais. Atuo nas seguintes linhas de pesquisa: Entomologia Florestal; Insetos como Bioindicadores de Processos Ecológicos; Levantamento Faunístico e Diversidade de Artrópodes Neotropicais; e Ecologia e Diversidade, e também desenvolvo trabalhos na região de predominância do bioma Cerrado.


2) Fale sobre a situação da devastação florestal no Brasil e a influência dos insetos-praga, bem como sobre a maneira que esses assuntos estão presentes no seu livro.

Resposta: O desmatamento no Brasil é algo de fato preocupante e que deve ser combatido com a aplicação rígida das leis do país. Entendo que o desmatamento tem impacto negativo, principalmente em relação a espécies de insetos ainda desconhecidas ou que, por sua vez, podem vir a ser benéficas para o ser humano e para o desenvolvimento de suas culturas (agrícolas e florestais), ou, ainda, espécies importantes para a manutenção da biodiversidade.


3) Como foi a experiência de elaborar a quarta edição de um livro científico?

Resposta: A elaboração da quarta edição do livro "Entomologia Florestal" foi desafiadora, pois exigiu intensa e atenta revisão dos temas propostos. Também foi gratificante, pois foi mais uma oportunidade de atuar ao lado do meu orientador em um projeto diferente do nosso trabalho habitual, bem como de compartilhar ideias e experiências com outros profissionais da área.


4) Como você acha que o livro “Entomologia Florestal” pode impactar os alunos e pesquisadores da Engenharia Florestal? 

Resposta: O livro "Entomologia Florestal" contribui positivamente para a formação de estudantes da Engenharia Florestal no Brasil, pois reúne o conteúdo necessário para embasar a identificação dos insetos-praga das principais culturas florestais do país e dos demais fatores que envolvem a devida tomada de decisão nessa situação. Ainda, os profissionais e pesquisadores atuantes na área irão encontrar informações exclusivas sobre as culturas da nogueira-pecã e oliveira, provenientes dos estudos desenvolvidos ao longo dos anos pelo grupo de pesquisa do professor Ervandil Corrêa Costa.


5) Existem projetos futuros em andamento? Se sim, o que os leitores podem esperar deles?

Resposta: Na Entomologia Florestal, há uma lacuna em relação ao conhecimento sobre os insetos-praga de viveiros florestais, assim, um projeto futuro envolverá uma publicação que compile o máximo de informações sobre esse tema.