Hoje, 28 de março, é comemorado o Dia do Diagramador, profissional responsável por distribuir os elementos gráficos em um material que vai ser impresso, por exemplo, uma página de um livro. Além de materias impressos, o diagramador também pode atuar na internet, na produção de peças, como sites e e-books.

A data também celebra o Dia do Revisor, peça fundamental na elaboração de um livro, e de qualquer outra publicação que envolva construção textual.

Parabéns àqueles que organizam as páginas, revisam os textos e dão vida aos livros!

 

A Editora e a Livraria UFSM indicam algumas de suas obras aos profissionais homenageados de hoje: 

Debuxo

O livro assegura que, por meio do entendimento e da persistência, consegue-se a destreza do ato de vontade como forma de superar os maneirismos da estação. Propõe um novo profissional, mais habilitado, um desenhador desenhista, um designer disseminador, alguém que seja capaz de entender seu tempo e que atue em todos os espaços da produção visual.

 

Desenhando: Um panorama dos sistemas gráficos

Desenhando é, na verdade, uma obra que vai muito além do que promete o título: trata-se, mais propriamente, de um esforço para traçar um amplo e denso panorama dos sistemas gráficos entendidos como sistemas significantes ou eventos semióticos, desde a expressão gráfica da própria língua até os mais modernos conceitos de artes gráficas.

 

Estrutura e Apresentação de Monografias, Dissertações e Teses - MDT

O presente manual tem como objetivo orientar e definir a forma de apresentação de trabalhos científicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), abrangendo os elementos gráficos de organização e redação de artigos científicos, monografias, dissertações e teses.