Comemora-se, no dia 29 de maio, o dia do geógrafo. O profissional formado em Geografia é responsável por estudar, analisar e compreender a lógica de produção e transformação do espaço humanizado, bem como a relação desse com o meio natural. Assim, a pertinência do geógrafo é a abordagem da interação entre natureza e sociedade.

A importância do trabalho do Geógrafo na sociedade encontra-se em seu nível de abrangência. A ciência geográfica intersecciona-se com inúmeros outros campos do conhecimento, como o urbanismo, a economia, a sociologia, a biologia, entre inúmeras outras áreas. Isso ocorre porque se trata de uma ciência horizontal, isto é, seu diferencial não está em compreender um tema específico, mas abordar os mais diversos conhecimentos a partir de um categorial próprio, do qual se destaca o espaço geográfico.

Reunimos alguns títulos publicados pela Editora UFSM que têm temas ligados à Geografia:

Seleção Ambiental de Barragens

Os autores discutem, neste livro, aspectos multidisciplinares e apresentam uma metolodogia contemporânea para identificar áreas com as mínimas restrições ambientais possíveis à construção de barragens, com o apoio de técnicas de geoprocessamento e análise multicritério.

 

O Direito das Águas Subterrâneas no Brasil, no Mercosul e na União Europeia

A água encontra-se em escassez. Sua maior disponibilidade é subterrânea. Em decorrência da sua transfronteiricidade, fez-se necessário o aperfeiçoamento dos sistemas de gerenciamento hídrico, de forma integrada, pelos países envolvidos. Assim, com a edição da Directiva Quadro da Água pela União Europeia e com a ratificação do Tratado sobre a Gestão do Aqüifero Guarani pelo Mercosul, delimitaram-se novos paradigmas gerenciais: o supranacional e o intergovernamental. Nesse contexto, esta obra investiga, comparativamente, os sistemas gestoriais hídricos brasileiro, mercosulista e da União Europeia.

 

Diálogos em Geografia Física

Rediscutir os rumos da Geografia Física é o que se propõe o livro Diálogos da Geografia Física. Vemos surgir questões como a Geografia Ambiental, a Geografia Humana, a História Ambiental – entre outras diversas abordagens discutidas.

 

Desastres Naturais no Rio Grande do Sul LANÇAMENTO

Esta publicação apresenta diversos aspectos dos desastres naturais e está dividida em duas partes: a primeira apresenta os conceitos, métodos de análise e mapeamento de risco, uso de geotecnologias e planejamento e gestão; segue com uma discussão sobre dinâmica de encosta e dinâmica fluvial, áreas de preservação de risco, finalizando com um inventário dos eventos de inundação registrados no Rio Grande do Sul nos últimos trinta anos e as condições climáticas que favorecem esses eventos. A segunda parte apresenta os diversos estudos e pesquisas que foram desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Lageolam/UFSM.