O período de férias é ótimo para relaxar, sair da rotina, viajar, encontrar parentes e amigos. A leitura também é uma ótima companhia. Pensando nisso, selecionamos alguns livros da Editora UFSM que podem se tornar bons companheiros de viagem.

Os livros listados abaixo, além de outras obras, podem ser encontrados na Livraria da UFSM com 20% de desconto. Eles também podem ser encomendados no site www.editoraufsm.com.br.

 

Saúde Vira Brinquedo
Autoras: Maria Regina Vianna Botti - Santa Marli Pires dos Santos

 Resumo: Este livro constitui uma importante contribuição ao desenvolvimento de estudos e projetos que visam à integração das áreas da saúde e da educação. A leitura propõe repensar as práticas acadêmicas e as metodologias utilizadas nos projetos que tenham como objetivo a educação para a saúde. As autoras apresentam também algumas alternativas lúdicas que podem auxiliar os professores de Educação Infantil e Séries Iniciais, dentistas e agentes de saúde na elaboração e na execução de ações de educação para a saúde.

 

O Som e a Criatividade
Autora: Esther Sulzbacher Wondracek Beyer (Org.)

Resumo: Este livro aborda a temática da criação musical sob diferentes prismas: filosófico, psicanalítico, cognitivo e pedagógico. O propósito é chegar, na criação, no âmbito da Educação Musical com outros olhares enriquecedores. As formações dos pesquisadores variam desde a Psicologia, Pedagogia, até a Comunicação e a Administração, tendo todos, além disso, formação básica em Música.

 

Identidade e interculturalidade: História e arte Guarani
Autora: Marilda Oliveira de Oliveira

Resumo: Este livro trata o Barroco Missioneiro sob o ponto de vista histórico, sem deixar de relacionar com as mentalidades que compuseram aquele processo histórico. A fusão entre os guaranis e os jesuítas teve, na fé a mesma experiência (lutas contra os bandeirantes), a cumplicidade histórica. Os aspectos políticos do que foi o "Estado" jesuítico e a competente descrição da vida missioneira enriqueceu o texto. Constitui uma forte colaboração para a historiografia pois seu peso está nas fontes pesquisadas em arquivos ibéricos. A narrativa sobre o Barroco no Brasil e nas Missões dá ao leitor a visão conjuntural estética tão necessária para o entendimento da visão estrutural histórica. Sua leitura é recomendada para todos aqueles que se interessam em conhecer a História das Missões Guaraníticas e para outros que buscam no Barroco o entendimento humanista dos séculos XVII e XVIII.