Entrevista com a autora Jana Gonçalves Zappe 

 

O livro "Psicologia e Direito no enfrentamento de problemáticas contemporâneas” é uma obra organizada por Jana Gonçalves Zappe e Cristiana Rezende Gonçalves Caneda. Juntas, elas reuniram textos de pesquisadores de diversas áreas que abordam a interseção entre Psicologia e Direito. A obra foi lançada no ano de 2022 pela Editora UFSM no formato e-book. 

Organizado em capítulos que enfocam diferentes temáticas inerentes à Psicologia e ao Direito, o livro serve de subsídio a diversos profissionais e enriquece a tão importante relação entre esses campos.

Ao longo do texto, as autoras expuseram temáticas importantes e inerentes ao cotidiano hodierno, produzindo, assim, uma obra de importância coletiva e social. 

Feita essa breve introdução, destacamos que não há pessoa melhor para descrever a obra do que sua própria autora. Em razão disso, realizamos uma entrevista exclusiva com Jana Gonçalves Zappe, professora, pesquisadora e doutora em Psicologia, que, juntamente com Cristiana Rezende Gonçalves Caneda, organizou o livro. Segue abaixo a entrevista, na íntegra. 

1) Conte um pouco sobre sua trajetória, produções e linha de pesquisa atual. 


            Sou psicóloga, fiz a graduação e o mestrado em Psicologia na UFSM e o Doutorado em Psicologia na UFRGS. Atuei por 12 anos como psicóloga na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul, acompanhando adolescentes que cometeram algum ato infracional, e foi a partir dessa atuação que surgiram as principais questões das pesquisas que desenvolvi durante minha formação acadêmica e que continuo desenvolvendo como professora universitária, desde 2016, na UFSM. Minha linha de pesquisa atual envolve o desenvolvimento durante a infância, a adolescência e a juventude, abrangendo tanto os processos socioemocionais do desenvolvimento quanto as intervenções psicossociais direcionadas a crianças, adolescentes, jovens e famílias. Propomos investigações e intervenções com crianças, adolescentes e jovens em diferentes contextos de desenvolvimento, levando em consideração fatores como família, escola, rede de atenção à saúde e instituições de proteção e socioeducativas, na perspectiva da proteção integral para promoção do desenvolvimento saudável.

 

2) Conte um pouco sobre como a Psicologia e o Direito se relacionam. 


            Na minha trajetória acadêmica e profissional, Psicologia e Direito se relacionam em função da minha atuação com adolescentes em conflito com a lei, pois cabia a mim, como psicóloga, intervir junto a esses casos na instituição em que eles chegavam por determinação judicial. A medida socioeducativa era determinada de acordo com a legislação pertinente, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), os quais apresentam as diretrizes gerais para a aplicação e execução das medidas socioeducativas. Porém, para que o processo faça sentido ao adolescente e realmente produza efeitos no sentido da desistência das práticas infracionais, é preciso construir uma intervenção singular, que considere as particularidades de cada caso, sendo essa a principal contribuição da Psicologia nesse contexto. Ampliando esse entendimento, podemos considerar que o Direito (pautado pelas normativas gerais para a coletividade) se relaciona com a Psicologia (focada nas singularidades dos sujeitos) por uma questão de justiça, para que os processos jurídicos sejam tanto gerais quanto particulares.

 

3) Quais contribuições o seu livro pode trazer para a construção de redes de sociabilidade? 

 

            O livro aborda diversos processos e intervenções do âmbito jurídico que demandam a construção de redes de sociabilidade, tais como processos de adoção, divórcio e encarceramento. São demandas analisadas tanto em seus aspectos legais quanto em suas implicações psicossociais, contribuindo para a construção de redes de sociabilidade pela exposição de entendimentos e compreensões sobre essas questões, mas também pelo relato de experiências de enfrentamento, como é o caso da mediação de conflitos, por exemplo.

 

4) Como a sua obra pode servir de subsídio para profissionais das mais diversas áreas de relações humanas?

 

            A obra pode subsidiar profissionais de diversas áreas de relações humanas por abordar problemáticas que fazem parte do cotidiano pessoal e profissional de muitas pessoas, pois são temas absolutamente contemporâneos, como as violências, por exemplo, que estão tão presentes em diversos contextos de vida, tanto nos lares das pessoas, como nas ruas e em instituições.

 

5) Existem projetos futuros em andamento? Se sim, o que os leitores podem esperar deles?

 

            Sim, existem diversos projetos futuros em andamento, dos quais eu destaco dois: Estamos participando de uma equipe de pesquisadores que está desenvolvendo uma pesquisa de abrangência nacional para identificar os impactos da pandemia da Covid 19 em adolescentes que vivem em contextos de vulnerabilidade, um estudo com potencial de subsidiar eventuais políticas de enfrentamento das problemáticas que serão identificadas. Estou organizando uma nova coletânea de textos sobre experiências de extensão universitária na área de Direitos Humanos e Justiça, com relatos de ações desenvolvidas em diferentes regiões do país com o objetivo de apoiar e fortalecer pessoas, coletivos e instituições que enfrentam situações de vulnerabilidade em termos da garantia de direitos e de justiça.