A segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico anunciou seus semifinalistas na última segunda-feira (14), e a Editora da UFSM está entre as indicadas, com o livro Os Sentidos do Trabalho Criativo, de Nathália Drey Costa, na categoria Comunicação e Informação. A obra foi publicada em 2024, como resultado da parceria entre a Editora da UFSM e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, no âmbito do Prêmio Tese UFSM.

Os Sentidos do Trabalho Criativo resulta da tese de doutorado defendida por Nathália em 2022, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, sob orientação da professora Liliane Brignol. Meses antes, o trabalho já havia sido finalista do Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela, destacando-se entre as melhores pesquisas da área no país. A obra oferece ao leitor uma discussão sobre o trabalho criativo na atualidade, analisando as transformações culturais e comunicacionais que atravessam o campo laboral, tendo como público-alvo jornalistas, editores, redatores, publicitários e pesquisadores da área de comunicação social.

Criado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico é voltado à valorização da produção acadêmica, científica, técnica e profissional, reconhecendo e divulgando os autores e as editoras que se dedicam a esses segmentos. A premiação é organizada em dois eixos principais (“Ciência e Cultura” e “Prêmios Especiais”) e engloba 30 categorias, incluindo áreas como Comunicação e Informação, Artes, Saúde, Engenharias, entre outras. Após a divulgação dos semifinalistas, serão anunciados os cinco finalistas por categoria e, posteriormente, os vencedores, que receberão a tradicional estatueta do Jabuti – símbolo máximo de excelência editorial no país. A lista completa dos indicados em cada uma das categorias pode ser acessada aqui.

Prêmio Tese UFSM

O Prêmio Tese UFSM teve a sua primeira edição realizada em 2023, reconhecendo o trabalho da jornalista Nathália Drey Costa. A autora foi anunciada como ganhadora durante a abertura da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) daquele ano. Conforme destaca o diretor da Editora UFSM, Enéias Tavares, o Prêmio Tese UFSM busca valorizar a ciência produzida dentro da instituição: “É uma forma de devolver aos cientistas que atuam nos programas de pós-graduação uma valorização da pesquisa que eles fazem”.

Em 2025, o Prêmio Tese UFSM terá uma edição conjunta, contemplando trabalhos defendidos nos anos de 2023 e 2024 nos programas de pós-graduação da UFSM. Mais informações podem ser acessadas no edital que rege o concurso.