Título | O Abraço de Amor de Kahlo, Estrada, Zenil e eu |
---|---|
Subtítulo | Uma genealogia matricial a partir do corpo performativo |
Autor(es) | Odailso Berté |
Editora/Selo | Editora UFSM e Universidad Iberoamericana Ciudad de México |
Assunto Principal | Arte, Dança, Frida Kahlo, Arturo Estrada, Nahum B. Zenil, Corpo performativo |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | Não |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2020 |
ISBN (SKU) | 9786557160114 |
Código de Barras | 9786557160114 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros. |
Idioma | Não |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | https://books.apple.com/br/book/id1522365000 |
Comprar no Scribd | N/A |
Prefácio
Engravidados por Frida Kahlo
CAPÍTULO I - A MATRICIALIDADE: A (PRO)CRIAÇÃO DE FRIDA KAHLO
A matriz como espaço-fronteiriço
A fascinação: um afeto exigente
O feminino e o olhar matricial
Metramorfose e copoiesis
A copoiesis de Frida Kahlo
Os processos criativos a partir da matricialidade
CAPÍTULO II - FRIDA KAHLO
O ensimesmamento que despolitiza
“Pinto minha própria realidade”
Viva la Frida ou viva la vida? Eis a questão...
“O pessoal é político”
O que pode o corpo? A performatividade de Frida Kahlo
O feminino e o fator drag em Frida Kahlo
Outros corpos que importam
A performance de Frida Kahlo: alegoria real do México doloroso
Não ser Frida, nem não ser Frida, mas devir Frida
CAPÍTULO III - ARTURO ESTRADA
Los Fridos e a arte pós-revolucionária
A formação artística e a paixão pelo México
A pedagogia da convivência
Ser artista quando a arte pública estava na moda
O pessoal e o momento histórico no processo criativo
Referências do feminino na criação de Estrada
O corpo e a criação artística
Enlaces-fronteiriços entre os autorretratos de Kahlo e Estrada
Entre frutas e corpos, o cotidiano que assombra
A ausente presença da professora Frida Kahlo
CAPÍTULO IV - NAHUM B. ZENIL
O neomexicanismo e o resgate de Frida Kahlo
Entre recordações e imagens, a formação e a docência
Um corpo coletivo
O corpo: pátria e dor, animal e vegetal
Outras sexualidades legítimas
O fator drag: profanação e reiconificação
Frida Kahlo: um mundo em comum ao seu
Interpretando a si mesmo na imagem
De imagens e surpresas, os processos criativos
Performance: da imagem à ação
CAPÍTULO V - ODAILSO BERTÉ
Frida no mundo do espetáculo
Frida Kahlo na dança-teatro de Johann Kresnik
Processo criativo e autobiografia
Vieja Infancia... Do retorno a mim mesmo rumo a uma dança performativa
CuerpoMural... Entre coisa e ação, meio e mensagem
La Patria es un Fantasma... Romper com o ícone
Tú, él, nosotros tres
O abraço de amor
Bibliografia