No dia 10 de junho comemora-se o Dia da Língua Portuguesa, a qual é falada por cerca de 250 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, concentram-se 80% desses falantes.
A data foi escolhida porque marca o aniversário da morte de Luís Vaz de Camões, um dos maiores poetas portugueses, autor da renomada obra “Os Lusíadas”.
Confira os títulos da Editora UFSM ligados ao tema:
Transversais da Memória: História e identidade na literatura portuguesa
O livro Transversais da memória: história e identidade na literatura portuguesa centra-se na leitura analítica de diversos autores considerados como vozes mais representativas da literatura portuguesa. Do final do século XIX, Camilo Pessanha e Eça de Queirós; do século XX até nossos dias, Carlos de Oliveira, Alves Redol, Augusto Abelaira, António Lobo Antunes, Helder Macedo e Inês Pedrosa são lidos criticamente e avaliados por pesquisadores e professores brasileiros de Literatura Portuguesa. Daí o interesse que o livro suscita: as várias perspectivas se evidenciam a nova escrita do "ser português", e as rupturas sociais, políticas e históricas dão a conhecer, desde aí, novas concepções de cultura.
Ensino de Português e Interatividade
Este livro contém uma seleção cuidadosa de textos teóricos destinados a auxiliar os professores de língua portuguesa a encontrarem opções metodológicas adequadas que favoreçam e facilitem o ensino da língua.
Leitura e Escrita: Ensaios sobre alfabetização
Este livro constitui-se em um espaço de produção de significados e sentidos sobre as mediações pedagógicas na alfabetização e nos processos formativos docentes.
Os textos aqui reunidos visam estabelecer um diálogo entre interfaces subjetivas: o leitor da obra literária, o texto artístico e as teorias que instrumentalizam aquele saber. Nessa medida, o que se busca é uma compreensão da escrita literária a partir das ferramentas da teoria hermenêutica e, principalmente, da psicanálise, como intervenção nos processos humanos tanto das marcas e dos signos que apontam para os subterrâneos da obra artística como para a fruição daquele que a recebe.
Enquanto a maioria dos estudos sobre a poética trata de interpretar o texto artístico ou legitimá-lo como arte, o propósito deste livro é investigar os modos da produção textual. O autor parte de um questionamento muito semelhante àquele formulado por Carlos Drummond de Andrade (De que se formam nossos poemas? Onde?) e realiza um levantamento dos aspectos que constituem a singularidade da atividade de criação poética. que assim o queira