O livro "A psicologia jurídica e suas interfaces” é uma obra que teve a sua segunda edição lançada no ano de 2022 pela Editora UFSM.

Por meio de uma abordagem expositiva, a obra, organizada por Vivian de Medeiros Lago e Silvio José Lemos Vasconcellos, apresenta um panorama da Psicologia Jurídica e de seus campos de interação. Nessa segunda edição, diversos assuntos são abordados, entre eles o conflito com a lei, a socioeducação de adolescentes, a alienação parental e a adoção, além de outros temas. Desse modo, o livro engloba assuntos inerentes à sociedade contemporânea e constitui um material importante para os estudiosos da área.

Buscando entender mais sobre a obra, a sua elaboração e os seus organizadores, realizamos uma entrevista com Vivian de Medeiros Lago, profissional que pode falar com muita propriedade sobre os temas abordados, uma vez que possui formação tanto em Direito quanto em Psicologia. Acompanhe, a seguir, a entrevista exclusiva realizada com a organizadora do livro.

1. Conte um pouco sobre sua trajetória, suas produções e sua linha de pesquisa atual.
Sou formada em Direito pela UFPel e em Psicologia pela UCPel, fiz especialização em Psicologia Jurídica (Ulbra) e no meu mestrado, doutorado e pós-doutorado (UFRGS) pesquisei sobre avaliação psicológica envolvendo situações de disputa de guarda. Atualmente, sou professora na graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Além da obra “Psicologia Jurídica e suas interfaces: um panorama atual”, organizada juntamente com o Prof. Silvio Vasconcellos, sou autora do “Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental (SARP)”, um instrumento desenvolvido em meu doutorado para avaliações no contexto judicial de guarda. Essa obra foi publicada em 2013, em coautoria com Denise Bandeira (minha orientadora). Em breve, estaremos lançando sua segunda edição, ampliada e revisada, pela editora Vetor, e em coautoria com as colegas Beatriz Cancela Cattani e Helena Berton Eidte. Juntamente com essas três colegas, também publiquei a obra "Práticas interdisciplinares nas Varas de Família", em 2001, pela Artesã Editora. Por fim, outra publicação de referência que organizei é o livro "Avaliação psicológica no contexto forense", lançado em 2020 pela editora Artmed, organizado juntamente com os colegas Sonia Rovinski, Claudio Hutz, Clarissa Trentini e Denise Bandeira.

2. Conte um pouco sobre como a psicologia e o direito se relacionam.
Penso que a Psicologia contribui com seus conhecimentos no auxílio da tomada de decisão judicial, especialmente por meio das perícias, aplicadas em diferentes áreas (criminal, cível e trabalhista). Há outros pontos de intersecção, abordados em nossa obra, mas destaco esse, pois é minha área de atuação.

3. Quais dificuldades você enfrentou ao elaborar um livro sobre um tema multifacetado e complexo?
Com nosso time de colegas e nossa rede de contatos e áreas de atuação e/ou pesquisa, foi relativamente tranquilo organizar essa obra e, com certeza, foi um trabalho muito prazeroso.

4. Como você enxerga a relevância da sua obra na abertura de novos caminhos que explorem a prática e a pesquisa na área da Psicologia Jurídica?
Penso que a minha obra é muitíssimo relevante, pois abarca diferentes assuntos (guarda, adoção, mediação, abuso sexual, psicopatia, documentos psicológicos) que permitem explorar a Psicologia Jurídica e suas diferentes divisões, sendo uma leitura indicada tanto para quem está começando na área (incluindo estudantes) quanto para aqueles que já têm uma trajetória mais consolidada. A linguagem do livro é acessível e o seu conteúdo está fundamentado em pesquisas científicas, destacando a competência dos autores de cada capítulo.

5. Existem projetos futuros em andamento? Se sim, o que os leitores podem esperar?
Atualmente o projeto em andamento é a organização da segunda edição do instrumento SARP-R (agora revisado e ampliado), que será lançada no segundo semestre deste ano. Essa ferramenta é muito útil para psicólogos e assistentes sociais que realizem avaliações judiciais no contexto de guarda e destituição do poder familiar.